A Semana de Prevenção às Drogas que abordou o tema ‘Estamos juntos contra as drogas, uma luta de todos’, realizou de 25 a 31 de agosto, uma programação com ações de destaque ao tema. Foram realizadas blitz, palestras, o II Simpósio intersetorial de Prevenção às Drogas e uma caminhada.
A caminhada contou com a presença das Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras), de Mobilidade e Trânsito (SMT) e de Educação (Semed), dos membros do Conselho de Políticas Sobre Drogas (CMPD), do CAPS AD, CPS I e pelotão da Polícia Militar.
No II Simpósio foi trabalhado a importância das ações de prevenção às drogas e também sobre o tratamento quando já há o uso. Foi ressaltado que o tratamento não deve ser pautado apenas em uma via repressora, condenando e/ou culpabilizando os usuários e sim, em ações que se voltem para a questão dos determinantes sociais, fortalecendo os fatores de proteção e minimizando os fatores de riscos, os quais produzem vulnerabilidades psicossociais que estão na base do uso problemático de drogas.
Participaram do simpósio o coordenador do Freemind e Issup Brasil, Paulo Marteli; o juiz Flávio Oliveira Lauande; o promotor Diego Libardi; o Presidente do Conselho Estadual sobre Drogas da Sejudh e também Secretário da Comissão de Prevenção às Drogas da Alepa, Edwin Júnior Araújo da Silva.
Edwin Silva destacou que esse é um momento muito importante da política em que o sistema estadual de políticas sobre drogas se mostra efetivo.
“É um sistema que foi instituído em 2009, e integra a nossa rede psicossocial e todos aqueles que trabalham no intuito de ofertar tratamento para essa população que é dependente química. Nós temos uma rede formada em Santarém na região, no estado do Pará, no Brasil, em que oportuniza para essa população tratamento de diversas frentes”, destacou o presidente do Conselho Estadual sobre Drogas da Sejudh e também Secretário da Comissão de Prevenção às Drogas da Alepa.
“Foi uma semana para capacitar toda a rede de serviços, a assistência social, Caps AD, Saúde, Educação, para podermos combater, prevenir e principalmente proteger nossas crianças e adolescentes, nessa demanda que são as drogas no nosso meio. Nós profissionais precisamos estar preparados sobre como orientar, como falar sobre essa temática que são ás drogas. Agradecemos a todos que estiveram apoiando essa semana que alcançou o seu principal objetivo”, avaliou o presidente do CMPD, Glauber Mota.
"Encerramos a programação com inúmeros conhecimentos adquiridos pelos membros que compõem a rede socioassistencial do município e vivências compartilhadas com a comunidade que precisam caminhar juntos na proteção de crianças e adolescentes contra este mal tão devastador que são as drogas. Está sempre será uma luta de todos”, avaliou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.