Nesta segunda-feira (15), o Plenário da Câmara Municipal de Santarém foi palco de uma Sessão Ordinária marcada pelo reconhecimento e valorização de profissionais que fazem a diferença no cotidiano das famílias e comunidades do município.
Por iniciativa do vereador Júnior Tapajós, os educadores e orientadores sociais da Prefeitura de Santarém, atuantes pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), receberam uma Moção de Aplausos, aprovada por unanimidade e subscrita por todos os parlamentares presentes. A homenagem destacou a dedicação desses profissionais que atuam diariamente na proteção social, fortalecendo vínculos e promovendo oportunidades para crianças, adolescentes, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade.
Um dos homenageados, Rudinei Chuas, educador social do Cras São José Operário, ressaltou a emoção e a relevância do reconhecimento.
“Pra gente foi muito importante a valorização do nosso trabalho, o reconhecimento do nosso papel, porque temos uma função muito importante dentro dos serviços, no fortalecimento de vínculos de crianças e adolescentes. É um papel que exerço há 8 anos e que eu adoro, amo trabalhar com crianças, adolescentes e pessoas idosas. Sem dúvida, saber que nosso trabalho é valorizado reforça a importância daquilo que fazemos nos Cras.”
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, também destacou a iniciativa do vereador e agradeceu à Câmara pela aprovação da moção.
“Esse reconhecimento, que foi proposta do vereador Júnior Tapajós e subscrita por todos os vereadores presentes aqui no plenário, só reforça a nossa coragem de continuar somando, junto com a nossa grande equipe, diante dos desafios da política de assistência social em Santarém. Agradecemos imensamente a todos que vêm conosco ampliar cada vez mais essa política.”
Na ocasião, a secretária reforçou as ações em andamento na área da assistência social, como a campanha Setembro Verde, que mobiliza a política da pessoa com deficiência; a construção do novo abrigo de crianças, já com 40% de execução; e a expectativa de entrega do primeiro Cras fora da área urbana, no distrito de Curuai.
“Estamos felizes em levar serviços ao encontro da população e em poder construir políticas públicas cada vez mais próximas das necessidades das famílias santarenas”, completou Celsa.
O momento reafirmou a importância dos educadores e orientadores sociais como agentes de transformação, fundamentais no processo de inclusão, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e garantia de direitos.