O baile de 15 anos é um evento mágico na vida dos adolescentes, principalmente, para as meninas que idealizam no debute a realização de um sonho. Ontem, 13, esse sonho foi vivido por M.C.S, adolescente acolhida pela Casa de Acolhimento Reviver mantida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
“Eu nunca tive uma festa de aniversário e sempre sonhei com meu baile de debutantes. Nem acredito que está sendo realizado. Hoje, minha alegria é em dose dupla por estar comemorando minha primeira festa de aniversário e os meus 15 anos”, disse emocionada a adolescente que está em acolhimento por 1 ano e 6 meses junto com os quatro irmãos.
A festa ocorreu no Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (Sinprosan) e foi programada com um mês de antecedência para que tudo ocorresse digno dos anseios da acolhida. Tudo foi planejado e organizado pela Prefeitura/Semtras, Casa de Acolhimento Reviver e colaboração de vários padrinhos solidários que presentearam a jovem com vestidos, maquiagem, sapato e decoração do salão.
A madrinha afetiva de M.C.S, a advogada Daniella Holanda, prestigiou o baile e comentou sobre a importância do momento para a adolescente e os benefícios do apadrinhamento.
“É muito gratificante você saber que de alguma forma contribuiu para o futuro de uma criança ou adolescente. O apadrinhamento afetivo é uma forma de ajudar crianças e adolescentes a superarem traumas que viveram no passado, com a oferta de amor, carinho, atenção e cuidado. Muitas vezes as crianças que estão na instituição de acolhimento nunca tiveram uma referência do que é um lar de verdade, do que é uma família, e o padrinho afetivo tem condições de apresentar essa realidade aos acolhidos”, salientou Daniella.
”Nesses sete anos no Serviço de Acolhimento é o primeiro 15 anos que nós celebramos. Como sabemos que essa é uma data especial, uma transição da fase de criança para adolescente nos empenhamos para realizar a alegria a essa jovem. Hoje, foi um dia de grandes emoções para ela e para todos nós”, compartilhou Marileuda Cunha, coordenadora da Casa de Acolhimento Reviver.
A secretária da Semtras, Sandra Santana, também esteve presente celebrando o aniversário. “Foi uma comemoração emocionante. Testemunhar uma adolescente realizando um sonho de criança não tem preço. Tudo foi preparado com muito carinho para que esse dia marcasse a vida da nossa acolhida. Quero agradecer os padrinhos solidários que uniram esforços para que esse dia fosse perfeito e agradeço também a toda equipe da casa. Sem dúvidas essa data ficará para sempre na memória dessa adolescente e de seus irmãos”.
A festa foi animada pelo artista ‘Serestão do Tadeu Pinho’ e pela cantora Beatriz Andrade. Comemorando ao lado da jovem estiveram os demais acolhidos da Casa, a equipe da instituição, as coordenadoras e assessoras, a titular da Semtras Sandra Santana, a primeira dama do município Celsa Brito e os principais realizadores do evento os padrinhos solidários, Poder Judiciário e técnicos da Vara da Infância.
A Casa de Acolhimento Reviver atualmente, acolhe 12 crianças e adolescentes e conta com 15 padrinhos solidários.