3. Assistência Social
  4. InovaJuntos formula pré diagnóstico vocacional após reuniões em Santarém
InovaJuntos formula pré diagnóstico vocacional após reuniões em Santarém Autor: Agência Santarém

InovaJuntos formula pré diagnóstico vocacional após reuniões em Santarém

Geisa de Oliveira
.

A Prefeitura de Santarém reuniu-se novamente com a equipe e consultores do Projeto de Cooperação Internacional InovaJuntos na quarta-feira, 14, no auditório do Ciam, para deliberar sobre o diagnóstico vocacional participativo a respeito do tema que a cidade escolheu para debater: ribeirinhos e agricultura familiar.

Prefeitura de Santarém participa de reunião sobre o programa InovaJuntos

InovaJuntos: Santarém participa de evento de cooperação técnica internacional em Portugal

O InovaJuntos é implementado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, com o financiamento da União Europeia. O objetivo é promover inovação nas políticas públicas municipais.

A reunião contou com a explanação de Yuri Lopes, coordenador técnico da R10 Consultoria – representante do InovaJuntos na função de articulação do diagnóstico vocacional participativo, que destacou a experiência de estar em Santarém, ouvindo e conhecendo a vivência da cidade.

“É muito interessante ver como cada um desses segmentos tem basicamente as mesmas percepções entre cada grupo, sociedade civil, setor público local, segmento produtivo e setores de ensino. Quais as dificuldades, obviamente pelos próprios pontos de vista, as experiências são distintas. A questão fundiária é centenária. O setor público reconhece e vem lutando há anos para a mesma questão. Desburocratiza isso, troca alguma coisa, incentiva outra, mas o problema é maior do que eles, inclusive do que o município. Infraestrutura, questão fundiária, e governança local precisam ser organizados entre si para resolver o problema local”, observou Yuri.

O coordenador do InovaJuntos, Mauríco Zanin, explicou que Santarém entrou na 4ª fase do diagnóstico vocacional.

“Construímos um pré diagnóstico que nas próximas semanas vai passar por lapidação. Nós ainda vamos conversar em reuniões bilaterais com diferentes secretários, porque cada um colocou seus 10 principais problemas. Vamos montar um diagnóstico para fazer uma avaliação objetiva, estatística e matemática. Essa primeira fase vai ser a observância. A partir daí chegaremos a pontos chave que serão trabalhados para construir o projeto. Estamos aqui fazendo uma articulação de redes, quais são elas? Onde conseguimos captar recursos? Vamos criar grupos de trabalho para colocarmos nessas redes e conectarmos as redes portugueses, as europeias ou latino americanas para que elas conheçam a realidade em Santarém e possam conversar em conjunto”, explicou o coordenador do InovaJuntos.

Maurício Zanin afirmou que nos dias 25, 26 e 27 de maio,  representantes de municípios portugueses estarão em Santarém para conversar e tentar encontrar caminhos concretos e formas de investimento.

A técnica de referência do projeto Roselene Andrade avaliou que a vinda da equipe superou as expectativas, principalmente ao fazer as escutas, as visitas in loco, nas regiões ribeirinhas conhecendo e ouvindo as comunidades, com o setor público e com os demais setores.

“A apresentação do pré diagnóstico hoje é a concretização de todo um trabalho que vem sendo realizado desde quando Santarém submeteu o projeto ao edital sendo classificado em 1º lugar. É de fato a implementação dessas soluções, apontamentos pra que Santarém consiga avançar ainda mais no processo de desenvolvimento, e nós consigamos nesse processo de cooperação internacional, impactar a vida da população porque esse é o grande objetivo: fazer com que haja transformações positivas na vida da população melhorando o desenvolvimento sustentável, trazendo o fortalecimento dos segmentos produtivos”, avaliou a técnica.

“Santarém vem avançando no processo de implantação dos objetivos de desenvolvimento sustentável, garantindo uma gestão com foco em indicadores que permitam melhorar nossas políticas públicas que automaticamente vão proporcionar a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse o prefeito Nélio Aguiar.