A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), está ampliando a partir desta quarta-feira, 17, os locais de emissão da carteira do autista. Além do CAS/CAEC, ela também será emitida no CAPSi, na Travessa Silva Jardim, 1126, bairro Aldeia, das 13h às 17h e no CRAS Ribeirinho, altos do Mercadão 2000, das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) possui validade de cinco anos, a partir da data de emissão, para o município de Santarém.
"Ampliamos a emissão para que as famílias possam ter acesso. Essa identificação é importante para que eles tenham esse atendimento prioritário, aonde quer que eles sejam levados, como em instituições bancárias ou em hospitais”, informou Celsa Brito, titular da Semtras.
A emissão da Carteira de Identificação do Autista é feita mediante formulário preenchido e assinado pelo responsável, laudo médico emitido pelo profissional (especialista em Neurologia ou Psiquiatria), documentos originais do requerente (RG e CPF) e do responsável (RG e CPF), comprovante de residência e 2 fotos 3x4.
Não é necessário solicitar agendamento para fazer a emissão.