A primeira de 11 pré-conferências em preparação a 2ª Conferência Municipal de Juventude de Santarém, foi realizada durante esta quinta-feira (27), em Alter do Chão.
O evento tem o objetivo de proporcionar um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer como políticas públicas. Na oportunidade, foram debatidas temáticas voltadas ao turismo, cultura, esporte e lazer, saúde, drogas e sexualidade.
“Essa conferência trouxe muito conhecimento não só pra mim como para todos os jovens da minha aldeia e de toda região”, destacou Luan Borari.
A pré-conferência, que teve organização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistencia Social (Semtras) e conselho Municipal da Juventude (Conjuvem),foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Alter do Chão.
Walter Kamaruara, representante do Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental do Projeto Saúde e Alegria (CEAPS/PSA), destacou esse primeiro dia de pré-conferência. “Essa primeira pré-conferência foi muito satisfatória, os jovens entenderam seu papel, seu protagonismo e também entenderam de que maneira suas ações e posicionamento podem se tornar políticas públicas. Falamos um pouco sobre a necessidade do território de Alter do Chão e saber o que está falando dentro de Alter. Com certeza levaremos isso pra dentro da conferência em dezembro”, destacou.
Para Maykon Jhonny, vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, a conferência vem somar forças e dar voz e vez aos jovens. “O objeto das pré-conferências é promover um espaço de debate e discutir a elaboração de propostas que criem política públicas para a juventude de Santarém e toda região.
Vila Curuai, Arapixuna, Boim, Parauá, Ipaupixuna, Saracura, Boa Esperança, São Miguel e São Pedro também devem receber as pré-conferência. Com o tema: “Juventude na construção de um novo futuro”, a conferência municipal deve ocorrer em 5 de dezembro, debatendo temas relacionados aos direitos dos jovens da zona urbana, planalto, aldeias e comunidades ribeirinhas.