3. Assistência Social
  4. Ações descentralizadas do Cadastro Único são realizadas pelo CRAS Nova República
Ações descentralizadas do Cadastro Único são realizadas pelo CRAS Nova República Autor: Ascom Semtras

Geisa de Oliveira
Aproximadamente 500 pessoas foram atendidas durante o mês de março.

As ações objetivam realizar atualização e inclusão do Cadastro Único, que é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Desde o início da pandemia de Covid-19, o Governo Federal escalonou o processo de revisão cadastral e prorrogou os prazos para atualização dos dados. No entanto, a averiguação das informações foi retomada e as famílias passaram a ser comunicadas sobre a necessidade de atualizar as informações, sob o risco de terem seus benefícios suspensos ou cancelados.

Para atender a grande área da Nova República e comunidades, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova República, vem desenvolvendo ações de Cadastro Único semanalmente.

Comunidade Boa Esperança.

O CRAS Nova República realizou ações nos dias 10,17, 30 e 31 de março. No dia 10, a ação aconteceu na comunidade Boa Esperança, em alusão ao dia internacional da Mulher. No dia 17, a ação foi realizada na Escola Eloina Colares, em parceria com a Associação de Moradores do bairro Ipanema. No dia 30, foi a vez da Escola Sérgio Henn, em parceria com a Associação de Moradores do Bairro da Matinha e no dia 31, encerrando o mês de março, a ação aconteceu no bairro Bela Vista, em parceria com a Associação de Moradores que proporcionou um café da manhã para as mulheres.

Durante quatro dias, foram realizadas 29 inclusões, 164 atualizações e 11 transferências de município. Além disso, foram realizadas 266 orientações sobre programas e benefícios.

Escola Eloina Colares, bairro Ipanema.

"Finalizamos o mês de março de forma positiva, levando nossas ações para mais perto da população. Nessas ações, além de realizarmos Cadastro Único para acesso aos programas do Governo Federal, também ministramos palestras, realizamos orientações, pois existem muitas dúvidas por parte da população em relação ao Cadastro Único e os programas sociais concedidos pela União. Então, o objetivo dessas ações, também, é esclarecer as dúvidas das pessoas sobre quem tem direito como acessar", enfatizou Jaciara Simões, coordenadora do CRAS Nova República.

Escola Sérgio Henn, bairro Matinha.

Rogério Batista, presidente da Associação do bairro Bela Vista, avaliou de forma positiva a ação. "Somos muito gratos por termos sido assistidos com a ação do Cadastro Único. Ficamos gratos e felizes", disse o presidente.

Bairro Bela Vista.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, reiterou que as ações descentralizadas objetivam suprir a demanda por atualização e registro de novas famílias no Cadastro Único para programas sociais. "Até porque há uma grande demanda de agendamentos para fazer o Cadastro Único e sabemos que de forma descentralizada nós alcançamos mais famílias", observou a secretária.