O primeiro passo para sonhar com uma vaga no mercado de trabalho foi dado. 30 mulheres, usuárias do Serviço de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova República, participaram durante duas semanas do 2º ciclo de Oficinas do Acessuas Trabalho de 2022.
O programa é do Governo Federal, executado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
De acordo com a coordenadora do Acessuas, Roberta Branco, as oficinas tiveram como objetivo despertar, orientar, identificar e desenvolver as habilidades das participantes, a fim de fortalecer nelas a autoestima. “O sentimento é de dever cumprido, nós fizemos o nosso papel, ofertamos muito conhecimento, muito aprendizado para estas pessoas e, sem dúvida alguma, elas saberão de forma muito eficiente e eficaz utilizar esses conhecimento que foram adquiridos durante essas duas semanas de atividade”, avaliou a coordenadora.
Esse 2º ciclo contou com participantes de várias idades.
“Muitos jovens hoje em dia não tem a oportunidade que nós estamos tendo aqui hoje. Poucos tem a oportunidade de conhecer a vida, de conseguir um emprego, aqui a gente está podendo correr atrás de um sonho que é conseguir uma vida melhor, de poder mudar nossa história, porque hoje em dia não é mais os outros que fazem a nossa história e sim nós mesmos, então vamos focar para ter os nossos sonhos”, agradeceu Letícia Santos da Silva, de 14 anos, moradora do bairro Ipanema.
Antônia de Souza Matos, de 50 anos, também falou da oportunidade.
“Eu sou uma senhora de 50, estou representando a nossa idade. Quando a gente tem 50, não devemos desistir, mas continuar na luta, e não deixando o barco ficar parado, vamos remar e prosseguir, obrigada por essa oportunidade que o Cras Nova República nos ofertou”, disse.
"A gente fica feliz de estar fazendo pra além desse atendimento do psicossocial dentro dos nossos Cras. Nós também fazemos esse trabalho com todos esses grupos, fazendo esse empoderamento, encorajamento, o acreditar, e qual é a sua identidade no mundo do trabalho? E a gente ouviu aqui a fala de uma adolescente que foi muito bonita e que só nos encoraja cada vez mais de ir buscar mais recursos, mais serviços, para a nossa população em Santarém. Desejamos que todos avancem para além desse certificado, que possam estar almejando, buscando uma vaga de trabalho”, observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.