A Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (Caaf) completou 4 anos de atuação em Santarém prestando assistência aos migrantes indígenas da etnia Warao advindos da Venezuela. A Casa iniciou as atividades após a chegada em Santarém de 30 migrantes. Observando a necessidade de prestar acolhida a esse grupo é que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) implantou o equipamento em 1º de novembro de 2017.
Em celebração ao aniversário da Caaf, uma cerimônia interna foi realizada para comemorar a data e as festas de fim de ano. De acordo com uma das coordenadoras da Casa, Alayne Alves, a atividade marca a época do ano junto aos acolhidos para promover um momento alegre e descontraído. "É importante ressaltar, que eternizar momentos é também lembrar de tudo aquilo que foi vivenciado por eles durante o ano de 2021 e nada mais especial do que comemorar também a passagem do aniversário de 4 anos da Caaf, promovendo ações e atividades destinadas ao entretenimento das famílias."
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito e a coordenadora da Proteção Social Especial (PSE) Glaucya Fiore acompanharam a ação feita em parceria com a Equipe Adra/Unicef.
"Passa um filme em nossa memória quando em 28 setembro de 2017 fomos surpreendidos com essa demanda de acolhimento no município. Unimos forças e conseguimos nos tornar referência nesse acolhimento. Muitos foram os desafios, recentemente recebemos o Selo MigraCidades que comprova que estamos no caminho certo. Queremos agradecer a cada um dos parceiros como Unicef/Adra e demais que seguem nos ajudando principalmente os nossos colaboradores que diuturnamente desenvolvem atividades na casa. Comemoramos os 4 anos e principalmente esse período natalino que reforça o amor ao próximo, a fraternidade e a união. Celebramos o aniversariante que é de Jesus Cristo”, disse Celsa.
Sobre a Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias
A Caaf é um equipamento da Proteção Social Especial (PSE) de alta complexidade que presta acolhida ao público adulto/familiar que está em vivência de situação de vulnerabilidade social. A Casa busca ainda fazer a inclusão destes em ações e serviços públicos conforme o que preconiza a Política Nacional de Assistência Social, com observância também da Política Humanitária de acolhimento a povos migrantes.
Legenda da foto: Casa também dá aulas as crianças e adultos
A questão migratória é um fator de contexto global decorrente da desigualdade socioeconômica e vigência de certos sistemas políticos de alguns países, principalmente os de subdesenvolvimento, que após colapso socioeconômico motiva nacionais a migrarem para outros países, geralmente de área fronteiriça.
Em Santarém, o município já registrou a passagem de mais de 800 refugiados venezuelanos. Destes, a maioria são indígenas da Etnia Warao.
Atualmente, residem na Caaf 33 famílias e 134 pessoas, sendo a maioria indígenas da etnia Warao.
Legenda da foto: Feliz Natal na língua indígena Warao
................
Olá leitor!
Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações sobre o assunto?
Entre em contato no email descrito abaixo. Na opção ‘Assunto’ digite sobre o que se trata, assim podemos responder seu questionamento com precisão.