Mais de 600 famílias dos bairros Mapiri, Uruará e Vitória Régia receberam nesta quarta-feira, 11, alimentos oriundos da agricultura familiar. A entrega simultânea foi realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais políticas públicas de incentivo ao fortalecimento da agricultura familiar, garantindo mercado para o escoamento da produção familiar e simultânea para doação às famílias enquadradas na INSAN - Insegurança Alimentar e Nutricional, atendidas exclusivamente pela rede socioassistencial.
O morador do bairro Uruará Nildo Viana contou que vive com um auxílio após ter problemas de saúde e não poder mais trabalhar, que a ajuda é importante. “Eu acho que é uma ajuda muito grande pra gente. Pra gente que não tem quase nada, essa ação é muito boa”.
A membra do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Santarém Ingrid Cardoso, acompanhou as entregas nos três bairros: “A gente está aqui visitando as comunidades, as unidades de entrega, fazendo a fiscalização dos produtos que estão sendo entregues para a população. E até onde a gente se vê, está tudo correto, está dentro do padrão de higienização, a questão da ordem da população. Está sendo feita uma boa gestão pelas pessoas envolvidas e também fazendo a gestão das pessoas que também estão recebendo. Então, para o Conselho é uma satisfação muito grande estar podendo fazer isso e trazer visibilidade do Conselho e a importância dele para a sociedade”.
“Hoje Santarém avança nas estratégias que chamamos de Expansão das Compras Públicas da Agricultura Familiar e estamos acessando outros programas similares ao PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, por meio do PAA Estadual, PAA Quilombola e PAA CONAB. Estamos organizando outras propostas de participação em outros programas agregando o aumento de volumes em recursos, aumentando o volume de alimentos e assim atendendo mais famílias em eminência da Insegurança Alimentar”, destacou o coordenador do PAA Fagner Gonçalves.
Leia também:
- Mais de R$ 2 milhões em multas foram aplicadas pela Prefeitura como resposta imediata à crise climática
- Retrospectiva 2024: Mais de 70 mil atendimentos odontológicos realizados na rede pública em Santarém
“Agradecemos aos presidentes de comunidades que colaboram conosco nessa articulação e entrega desses alimentos, nós, desde o início da gestão do Prefeito Nélio, quando fizemos a retomada desse importante programa, nos tornamos referência nos destacando no acesso às modalidades, visando atingir mais público da produção e maior volume de alimentos a serem doados, combatendo a fome e assistindo essas famílias em iminente risco de vulnerabilidade social”, observou a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.
As entregas ocorrem em parceria com as associações de moradores e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que são as unidades credenciadas responsáveis em receber os alimentos e estabelecerem as estratégias de alcance de seu público que em prioridade as famílias atendidas pelo CadÚnico.
__________
As entregas seguiram um rodízio já planejado pela gestão municipal do programa, priorizando a entrega e a preservação da qualidade dos alimentos que em sua maioria são perecíveis.
__________
A agricultura familiar é variável à produção e depende de fatores que podem ocasionar mudanças de colheita e quantidade a ser adquirida, as famílias receberam: macaxeira, farinha d'água, farinha de tapioca, melancia, mamão, abacaxi, frutas diversas, hortaliças diversas, polpas de frutas, massa de macaxeira e outros derivados de nossa produção cultural.