3. 360 anos de Santarém
  4. Santarém 360 anos - Prefeitura entrega dois caminhões para fortalecer e otimizar a alimentação escolar e a limpeza da cidade
Santarém 360 anos - Prefeitura entrega dois caminhões para fortalecer e otimizar a alimentação escolar e a limpeza da cidade Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Tadeu Pinho e Ronnie Dantas

Caminhão varredeiro mecanizado vai agilizar limpeza da cidade e caminhão baú refrigerado vai melhorar as entregas da merenda escolar.

A Prefeitura de Santarém continua celebrando os 360 anos de Santarém cumprindo uma programação com mais de 70 ações e obras. Na tarde desta sexta-feira (18), houve a entrega de um caminhão varredeiro mecanizado para otimizar o serviço de limpeza  coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) e também a entrega de um caminhão baú refrigerado para fortalecer o serviço da merenda escolar administrado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A entrega dos veículos ocorreu em frente ao prédio da Prefeitura e contou com a presença de autoridades municipais.

Caminhão varredeiro mecanizado

A entrega do veículo marca o avanço da gestão pública no que se refere ao tratamento da limpeza urbana posicionando Santarém, em consonância com os grandes centros urbanos, que já desenvolvem trabalhos com o apoio do equipamento. O uso do caminhão moderniza os serviços de limpeza agregando tecnologia e valor aos serviços da Semurb com os aspectos de preservação ambiental.

O secretário da Semurb, Jean Murilo, citou sobre os benefícios do caminhão varredeiro mecanizado. “Reafirmamos nosso compromisso que assumimos junto com o nosso prefeito Nélio em implementar tecnologias para contribuir na modenização da limpeza pública em Santarém. Esse é o primeiro caminhão varredeiro do Norte do Brasil. Com a implantação deste novo equipamento teremos a redução de custo com sacos plásticos, defensivos agrícolas, vassouras, e outros materiais utilizados na limpeza pública,  revertendo o valor economizado a outras necessidades do município, além do impacto positivo na preservação do meio ambiente” explicou o gestor da pasta.

O prefeito Nélio Aguiar esteve presente nas entregas e reforçou a modernização que o veículos traz para a limpeza do município. “Hoje, temos a secretaria de Infraestrutura que cuida das obras da cidade e a de Urbanismo que é responsável dentre muitas coisas pela limpeza. Com a aquisição desse veículo vamos acompanhar de forma mais rápida a limpeza de vias que são asfaltadas. Isso é um grande avanço para a nossa cidade.”

Caminhão baú refrigerado

O outro veículo entregue pela Prefeitura foi um caminhão baú refrigerado para fortalecer e atender a entrega de produtos da alimentação escolar. Com o caminhão há a garantia do transporte adequado dos gêneros alimentícios, uma vez que o veículo é equipado com baú isotérmico misto para refrigeração e congelamento.

O baú possui dois compartimentos, sendo um para alimentos congelados e outro para produtos resfriados ou secos, separados por divisória móvel. Possui ainda um sistema de vedação para contenção de água, pó e impurezas. O investimento foi de R$ 263.500, 00, com recursos do Tesouro.

O caminhão é da categoria leve e roda com diesel ou biodiesel. É equipado com direção hidráulica, ar condicionado na cabine, tração 4x2, cronotacógrafo eletrônico ou equipamento similar, potência mínima de 155 cv e capacidade para carregar no mínimo 3.300 quilos de alimentos.

Para a coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar da Semed, Vanda Maia, a aquisição vai aumentar a garantia de alimentos com qualidade para as crianças. “É um grande passo para o munícipio de Santarém o recebimento de um baú refrigerado, pois vai favorecer a entrega dos alimentos com qualidade especificamente no atendimento da agricultura familiar e melhor acondicionamento de frutas, legumes e verduras na alimentação escolar dos nossos alunos. As maiores beneficiadas são nossas crianças que recebem produtos com qualidade garantida na logística.”

O prefeito Nélio Aguiar ressaltou sobre as obras e as entregas que a educação de Santarém ganhou em tão pouco tempo. “Nossas crianças merecem ensino e alimentação de qualidade. No aniversário de 360 anos da nossa Pérola, nossa gestão entregou o maior volume de escolas reformadas e ampliadas da história da cidade. E hoje, estamos também melhorando a estrutura, logística, acondicionamento, transporte e entrega da alimentação escolar.”