3. 360 anos de Santarém
  4. Santarém 360 anos: População recebe duas escolas reformadas e um ginásio poliesportivo
Santarém 360 anos: População recebe duas escolas reformadas e um ginásio poliesportivo Autor: Desconhecido

Alailson Muniz
Investir em educação é garantir o futuro

Autor: Ronnie Dantas

A Prefeitura de Santarém entregou três presentes à população santarena na área da Educação: duas escolas reformadas e um ginásio poliesportivo novinho. As entregas aconteceram na tarde desta quarta-feira (2), nos bairros Uruará, Prainha e Diamantino.

A programação teve início pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Leodgard Gausepohl, no bairro Uruará. Exatos 10 anos após a última reforma, a escola cujo nome se deu em homenagem à Ana Gausepohl, religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, foi contemplada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com ampliação de sala de dança, sala de música e sala de informática, adaptação de bloco de serviço e reforma geral da escola. Os recursos na ordem de R$ 767.085,67 (Setecentos e sessenta e cinco mil, oitenta e cinco reais e sessenta e sete centavos) provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

A Escola Irmã Leodgard Gausepohl atende 598 alunos, sendo 113 da Educação Infantil e 485 das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Após o falecimento da Profa. Elizabeth dos Santos Fernandes, ocorrido em abril deste ano, a escola está sob a direção (de forma Interina) da Pedagoga Doriane Maria Ezaquiel da Silva.

Outra obra entregue nesta quarta ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr. Alberico Mendes de Nóvoa”, no bairro da Prainha. Em atividade desde 1º de Março de 1975, a escola comemorou em abril 46 anos de fundação.

A Escola Alberico Mendes Nóvoa atende crianças de 6 a 14 anos nas modalidades de Ensino Fundamental ( 1º ao 5º  ano). Conta com 290 alunos, matriculados e distribuídos em 10 turmas com 13 professores qualificados e comprometidos com a educação sob a direção do professor Gilberto Augusto dos Anjos Silva.

O educandário ganha da gestão Nélio Aguiar, ampliação de jogo de banheiros e reforma geral da escola. O valor da reforma é na ordem de R$ 281 mil, 888 reais e 16 centavos (281.888,16), provenientes do Fundeb.

A Secretária de Educação de Santarém, Maria José Maia, ressaltou a importância da estrutura física e a forma como a criança é acolhida na escola. “Fica nosso alerta para todos os profissionais da educação que, paralelo à melhoria da estrutura física, possamos fazer sempre o melhor pela educação”, frisou.

A ultima obra entregue foi o novo ginásio da Escola Dom Anselmo Pietrulla, no bairro do Diamantino. O educandário que atende 306 alunos em três turnos (fundamental – 1º ao 5º ano e EJA 4ª etapa) foi contemplada com quadra escolar coberta com vestiário (Masculino e Feminino) e Depósito.

A Obra, construída numa área de 1.021,86 m² no valor de R$ 786.196,55 contou com a contra partida da prefeitura. (R$ 509.972,17 do FNDE e R$ 276.224,38 da Prefeitura)

De acordo com o prefeito Nélio Aguiar, isso é resultado do que realmente representa a educação para o governo. “Nosso governo tem compromisso pra valer com os avanços da educação do município de Santarém, tanto que temos aí 27 obras a serem entregues em praticamente 30 dias de programação, e a gente fica muito feliz, emocionado com toda comunidade escolar por essas conquistas”. O gestor destacou a entrega do ginásio poliesportivo da escola Dom Anselmo Pietrulla. Lá, a escola tinha que pedir emprestado espaços em bairros vizinhos  para que os alunos desenvolvessem algumas atividades como educação física ou mesmo ou simples jogo de futebol. “Agora essa triste realidade acabou, a escola Dom Anselmo tem seu ginásio próprio pra atender com dignidade as crianças a própria comunidade”.

Seguindo a programação, as próximas obras a serem entregues estão agendadas para sexta-feira (4) na região do Distrito de Arapixuna. Serão entregues um microssistema de abastecimento de água na comunidade São José e um micro ônibus para a escola Santana.

Ao todo, cerca de 70 ações serão realizadas dentre inaugurações como asfalto, entrega de equipamentos, reforma e ampliação de escolas, além de lives e a entrega da maior condecoração do município, a medalha Pe. Felipe Bettendorf. Todos esses eventos estão sendo realizados respeitando os protocolos de higiene e segurança recomendados pelos órgãos de saúde e evitando aglomerações nos locais.

Autoridades políticas prestigiaram o primeiro dia de entregas. Os  vereadores Josafá Gonçalves, Didi Feleol, Erasmo Maia, Ronan Liberal e  Elielton Lira, a secretária Celsa Brito além do deputado estadual Hilton Aguiar.