3. 360 anos de Santarém
Santarém 360 anos: Oração e fé na 26ª Marcha para Jesus Autor: Desconhecido

Santarém 360 anos: Oração e fé na 26ª Marcha para Jesus

Alanda Matos
Evento reuniu todas as igrejas da cidade

Autora: Fernanda Rabelo

Em comemoração aos 360 anos de Santarém, uma vasta programação vem sendo realizada com entrega de obras e ações. E em continuação as celebrações, a Prefeitura Municipal em parceria com o Conselho de Pastores de Santarém (Consepas) realizou, neste sábado (5), a 26ª edição da Marcha para Jesus, um dos maiores eventos cristãos do mundo, que reúne fieis para orar e clamar por uma sociedade mais justa e igualitária. A última edição havia ocorrido em 2019, e, este ano, voltou às ruas em um novo formato: uma carreata pelas ruas da cidade.

Com o tema ‘Clama Santarém’, a Marcha Para Jesus tem como principal objetivo promover a unidade das igrejas em um momento de oração e intercessão pela cidade e pela nação. As igrejas evangélicas se unem em um momento único de intimidade e oração com Deus, profetizando um tempo abençoado sobre a Pérola do Tapajós.

Em mais um ano, o prefeito Nélio Aguiar participou da carreata acompanhado da Primeira Dama, a Secretária Celsa Brito, e secretários municipais. O gestor destacou a inclusão da Marcha dentro da programação do aniversário de Santarém. “Dialogamos com o Consepa e decidimos incluir o trajeto porque é importante que cuidemos da nossa parte religiosa e espiritual, principalmente nesse momento em que o mundo atravessa com luto e perda de pessoas para um vírus tão agressivo. Acredito e creio quando pessoas me abordam e falam que estão rezando por mim e por Santarém na nossa gestão. Vejo o poder dessas orações quando temos projetos complexos e a mão de Deus vem e abre portas, quebrando qualquer cadeado e ajudando nossa linda cidade a fluir cada vez mais”.

A carreata concentrou-se na Praça Barão de Santarém e a chegada foi no Espaço Bíblico Cultural Silas Brum - na Praça de Eventos, com um grande Drive Thru de oração. Na ocasião, foi formado um corredor de carros para serem abençoados por pastores locais que se revezaram em um momento de fé e oração. Na Praça de Eventos, uma grande benção foi concedida onde o maior dos pedidos foi por tempos de cura, amor e sororidade com o próximo, clamando também por milagres dentro dos hospitais na luta contra a covid-19.

O secretário municipal de Turismo, Alaércio Magalhães Cardoso, participou da Marcha e comentou sobre a importância do evento no município de Santarém. “Nos anos anteriores a Marcha reunia cerca de 25 mil pessoas de todo o município. Esse ano foi realizado em formato de carreata e rezamos e esperamos que 2022 já tenhamos condições epidemiológicas para realizá-la em sua forma tradicional. Parabenizo o Conselho de Pastores pelo evento e a todos que estiveram reunidos conosco nesse lindo momento de intimidade com Deus”, exclamou Cardosos, lembrando que a Marcha é um dos principais eventos que o município tem no segmento de Turismo Religioso.

A Marcha Para Jesus se enquadra no segmento de turismo religioso que mais cresce no país e no mundo. Santarém recebeu visitantes de todo o município para o evento, caracterizando assim uma grande festa que reuniu as igrejas evangélicas para um momento de oração pelos santarenos.

Para o Presidente do Consepas, Pastor Jean Carlo Marinho, esse foi um momento novo, um novo estilo para a Marcha nunca ainda realizado nesse formato. “Em 2020, estávamos vivendo o novo e não pudemos realizar este momento e retornamos em 2021 com um novo formato, onde convocamos todos os cristãos que se sentissem a vontade para orar conosco, colocando Santarém e toda a nação sobre nossas preces, pois Deus disse ‘Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes’ e é nisso que cremos, um novo momento está próximo, onde qualquer praga será vencida em nome do nosso Deus”, proclamou o Pastor Jean Carlo.

Uma grande carreta percorreu as ruas da cidade abençoando e proclamando o nome de Deus sobre as famílias santarenas. Um novo tempo se aproxima, onde Deus trará a cura para as enfermidades do mundo.

Estiveram presentes os secretários: Alaércio Cardoso- Turismo; João Pingarilho- Planejamento; Daniel Simões- Infraestrutura e Jean Murilo- Urbanismo, vereadores Angelo Tapajós, Carlos Silva e Elielton Lira,  entre outras autoridades municipais.