3. 360 anos de Santarém
  4. Santarém 360 anos: educação se fortalece no planalto santareno com a entrega de duas escolas reformadas e ampliadas
Santarém 360 anos: educação se fortalece no planalto santareno com a entrega de duas escolas reformadas e ampliadas Autor: Desconhecido

Alanda Matos
,

Autor: Ronnie Dantas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou mais duas escolas ampliadas e reformadas na manhã desta quarta-feira (9), para reforçar o ensino da cidade. As inaugurações fazem parte da programação dos 360 anos de Santarém que vai entregar 24 revitalizações de escolas em todas as regiões do município. O maior investimento em estrutura física das escolas municipais dos últimos 30 anos.

Entrega de reforma e ampliação da escola em Ipaupixuna

Uma saudação feita pela instrutora Vanderlucia Oyoy Munduruku seguida de um hino coreografado pelos professores. Assim que alunos e funcionários receberam o prefeito Nélio Aguiar e sua comitiva na manhã desta quarta-feira (9), no ato de entrega da reforma e ampliação da escola José Arlindo Betcel, na comunidade Ipaupixuna, região do planalto santareno.

Autodeclarada indígena da etnia Munduruku e reconhecida como tal, a escola atende 70 alunos da educação infantil ao ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino. Com a reforma a escola passa a contar com mais duas salas de aula, área coberta, secretaria, diretoria, sala dos professores, adaptação de bloco de serviço com dois blocos de banheiros, cozinha, depósitos de merenda e de material de limpeza e área de serviço e pintura e reforma geral da escola. O valor do investimento foi de R$ 467.285,06, recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(Fundeb).

“Tive a oportunidade de conhecer a escola como era antes da reforma e fico muito feliz com o resultado do trabalho, de poder investir em estrutura escolar, porém, de nada adianta fazer um prédio bonito se não tiver professores comprometidos com uma educação de qualidade e aqui parabenizo os educandos pelo compromisso com o ensino”, disse o gestor.

Nélio destacou ainda que todas as obras que estão sendo entregues pela prefeitura são frutos de uma economia feita pela atual gestão. “Recuperamos nossa capacidade de investimento, só do ano passado pra cá já são R$ 21 milhões investidos na estrutura física das escolas”, finalizou ele.

Entrega de reforma e ampliação da escola no Ramal do Castela

Outra entrega de escola ampliada e reformada ocorreu na comunidade Castela, localizada na Rodovia Santarém Curuá-Una km 09, margem esquerda - Ramal do Castela. Em clima junino, o diretor Silvério Ferreira Pinto recebeu a comitiva do prefeito Nélio.

A Escola Emílio Rebelo dos Santos, que completa 10 anos de fundação no próximo dia 27 (foi inaugurada no dia 27 de junho 2011) ganhou de presente a ampliação do muro e reforma geral da escola. O valor investido foi de R$ 250.985,41, do Fundeb.

O diretor Silvério Ferreira Pinto disse que o momento é de realização de um sonho. “Esse é um momento de realização pessoal e profissional pra toda comunidade escolar. Era um sonho que hoje se realizou e eu agradeço à Deus por estar vivo e fazer parte dessa realização”.

Já são 11 escolas entregues pela Prefeitura de Santarém como parte das comemorações dos 360 anos da cidade, seis delas somente na região de planalto.

A próxima obra a ser entregue será o ginásio da escola Maria Amália, que deve ocorrer na sexta feira, 11. Ao todo, 70 obras serão entregues até o dia 2 de julho.