3. 360 anos de Santarém
  4. Fé e benção na tradicional 'Missa Mocoronga' que celebrou os 360 anos de Santarém
Fé e benção na tradicional 'Missa Mocoronga' que celebrou os 360 anos de Santarém Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autora: Geisa de Oliveira

Celebração contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho.

Santarém celebrou hoje (22), 360 anos de histórias e encantos com a tradicional Missa Mocoronga na Catedral Metropolitana de Santarém. Realizada desde 1969, a missa faz referência à primeira celebração do fundador da cidade, Padre João Felipe Bettendorf. Trazendo este ano o tema ‘Raízes Vivas do Passado’, a missa contou com a participação do Governador do Pará, Helder Barbalho, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar e autoridades municipais. Demais fieis também puderam participar e agradecer através da transmissão ao vivo nas redes sociais da prefeitura e TV Encontro.

A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Irineu Roman, CSJ e concelebrada pelo Padre Sidney Canto (vigário da Paróquia N. Sra da Conceição), Padre Ruy Barbosa (Cura da Catedral), Frei Pedro Fernandes OFM e Padre Jucivaldo Almeida.

“Parabéns à Santarém e aos santarenos nesse dia especial em que comemoramos 360 anos de fundação da cidade. É uma data muito significativa que alegra a todos nós. Eu me alegro como arcebispo, junto com todos. Jesus ama a todos e nos une. Construímos essa cidade pelos primeiros missionários que vieram da Europa, os Jesuítas, os Franciscanos, que trouxeram a fé, a devoção e a palavra de Deus”.

A 1ª leitura da missa foi lida pelo governador Helder Barbalho que posteriormente parabenizou a cidade. “Muito feliz em poder estar junto de Santarém neste dia de aniversário da cidade, agradecendo pelas conquistas, pedindo que Deus continue nos abençoando, nos protegendo e desejando que Santarém possa continuar crescendo se desenvolvendo, garantindo para a população proteção às pessoas, zelo, cuidado, e a parceria do governo do estado para que Santarém possa continuar avançando com obras e com benefícios”.

O Ministério Santa Cecília conduziu a celebração musical da Missa com cantos religiosos e canções da terra. As orações foram em intenção às famílias que perderam pessoas queridas para a covid-19, e também para aquelas que lutam contra a doença, além de pedidos de bênçãos e prosperidade à Santarém.

A titular da Semtras, Celsa Brito, agradeceu a empresa Masa que doou o bolo de parabéns à Santarém. A empresa está no mercado santareno há 15 anos e abastece a região Oeste do Pará com vários produtos alimentícios.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, agradeceu a Deus pelas bênçãos que a cidade está recebendo. “É uma missa muito especial. É muito importante começarmos a nossa agenda oficial celebrando uma missa em ação de graças por todas as bênçãos já recebidas. Santarém tem sido muito abençoada com projetos as vezes difíceis e complexos, mas temos conseguido aprovar recursos e fazer um trabalho de transformação na cidade. Ficamos muito felizes e parabenizamos o nosso povo, pois todos nós somos importantes na construção de uma cidade que vem crescendo, vem se desenvolvendo mesmo com uma pandemia, uma crise a nível mundial, estamos conseguindo vencer.”

Além do Governador do estado Helder Barbalho e do prefeito de Santarém Nélio Aguiar também estiveram presentes a primeira dama do estado, Daniela Barbalho; os deputados Federais Priante  e  Junior Ferrari; o Deputado estadual José Maria Tapajós, o Presidente da Câmara Municipal Ronan Liberal Junior, os secretários municipais Celsa Brito (Assistência Social), Vânia Portela (Saúde), Emir Aguiar (Governo),  Ezequiel Aquino (Esporte e Lazer), Jean Murilo (Serviços Públicos), João Paiva (Meio Ambiente); vereadores; autoridades civis e militares,  Secretário Regional de Governo Henderson Pinto; a coordenadora da secretaria de estado de Assistência Social do Centro Regional de Governo Soliene Sousa e o chefe de gabinete da Prefeitura Alberto Portela.