3. 360 anos de Santarém
  4. Em menos de um mês, Escola N. Sra. de Fátima é a 13ª escola reformada entregue pela Prefeitura de Santarém
Em menos de um mês, Escola N. Sra. de Fátima é a 13ª escola reformada entregue pela Prefeitura de Santarém Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Ronnie Dantas

Obra de reforma incluiu sumidouro, pintura geral, climatização de salas e mobílias.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou na manhã desta terça-feira (15), mais uma escola reformada. Em menos de um mês, a Escola Nossa Senhora de Fátima, no bairro Laguinho, é a 13ª escola revitalizada e que junto a dois ginásios cobertos somam 15 equipamentos já entregues pela atual gestão para fortalecer o ensino de crianças e adolescentes do município. As inaugurações fazem parte da programação de aniversário dos 360 anos de Santarém que até o início do mês de julho vai entregar 27 obras para a educação.

A Escola Nossa Senhora de Fátima foi fundada em 1º de março de 1978 e após 43 anos de atividades recebeu a primeira reforma coordenada pela atual administração municipal. O investimento na obra foi de R$170.646,48 com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb).

A escola atende 306 alunos nos turnos matutino e vespertino, do 1º ao 5º ano e no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alcançou a nota 6.9 ficando entre as 10 melhores.

Para a diretora Odalice Aguiar receber a reforma da escola foi uma vitória. “Nos sentimos honrados e felizes pela reforma de nossa escola que trouxe muitos benefícios como sumidouro, pintura geral, climatização de duas salas, além de mobílias que contribuem para embelezar nosso ambiente escolar. Agradeço ao prefeito Nélio e a secretária de Educação Maria José Maia que são incansáveis na melhoria da qualidade de ensino e na parceria dos projetos da escola”, disse a gestora.

A Secretária Municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, parabenizou a direção pela conquista e reforçou que uma boa gestão escolar se faz com zelo e compromisso com a educação. “A escola está bonita, pintada e equipada, agora é trabalhar a parte pedagógica que eu tenho certeza que nossas crianças terão um aprendizado de qualidade”.

O secretário regional de governo Henderson Pinto prestigiou a entrega e fez menção à Lei de sua autoria que padronizou a pintura das escolas da rede municipal.

“Há um tempo se usava muito as cores partidárias pra pintar os órgãos públicos, então, apresentei uma lei que foi aprovada por unanimidade e a partir daquela lei todos os órgãos públicos têm que ter as cores da bandeira do município de Santarém e eu fico muito feliz em poder ver as escolas pintadas com estas cores”, completou Henderson.

Durante sua fala, o prefeito Nélio Aguiar ressaltou a entrega de tantas obras em tão pouco tempo como a permanência do compromisso com a população. “Estamos levando dignidade para todos, governamos para todos. Quando se é prefeito é como se fossemos um paizão. É preciso olhar para 306 mil habitantes e governar para todos e a gente fica feliz em poder chegar aos quatro cantos do município entregando obras pra população”, disse o gestor.

O ato de entrega ocorreu obedecendo todos os protocolos de segurança. Estiveram presentes os secretários municipais Emir Aguiar, João Paiva, João Murilo, Alaércio Cardoso e Nelcilene Lopes; o chefe de gabinete Alberto Portela; os vereadores Josafá Gonçalves, Didi Feleol, Erasmo Maia, Elielton Lira e Ronan Liberal Junior; o deputado estadual José Maria Tapajós e o secretário de governo Henderson Pinto.

Ao final da solenidade, o boi estrela, idealizado pela professora Silvia Tavares, fez uma apresentação especial às autoridades presentes.