3. 360 anos de Santarém
  4. 360 anos de Santarém: Escola Joaquim Cavalcante Maia é a 13ª escola reformada entregue pela Prefeitura
360 anos de Santarém: Escola Joaquim Cavalcante Maia é a 13ª escola reformada entregue pela Prefeitura Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Ronnie Dantas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou na manhã desta segunda feira (21), a 13ª escola reformada e ampliada pela gestão atual. A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Cavalcante Maia, no bairro Santo André, que ontem completou 20 anos de atividades, foi contemplada com ampliação de sala de aula, adaptação de bloco administrativo (uma secretaria, sala da direção, sala dos professores), bloco de serviço (uma cozinha com área de serviço e refeitório), banheiros feminino e masculino e reforma geral. O investimento foi de R$ 506.589,77 com recursos do Fundeb.

A escola, inaugurada pelo ex-prefeito Joaquim de Lira Maia, em homenagem ao seu genitor, atende 383 alunos regularmente matriculados nos turnos matutino e vespertino, divididos em 15 turmas, sendo três da educação infantil e 12 do ensino fundamental, do 1° ao 5°ano.

Diretora Iglacenilda Coelho.

Para a diretora, Iglacenilda Dias Coelho, o momento é de gratidão. “Com certeza é um momento ímpar de muita gratidão pelas benfeitorias feitas pelo prefeito Nélio e a gente só têm a agradecer porque essa reforma e ampliação só vem beneficiar o bairro Santo André”.

O ex-prefeito de Santarém e ex-deputado estadual e federal Joaquim de Lira Maia prestigiou o ato de entrega. “Pra mim é uma honra muito grande poder participar desta solenidade prestigiando o aniversário do meu pai inaugurando a escola com seu nome, Joaquim Cavalcante Maia, sobretudo na exaltação do trabalho, da simplicidade, da humildade, isso é muito importante e cala bem forte dentro do meu coração”.

O Prefeito Nélio destacou as obras já entregues por ocasião do aniversário da cidade. “Nós estamos empenhados, lutando, trabalhando, pra que Santarém continue crescendo cada vez mais, para que Santarém seja cada dia uma cidade melhor pra se viver, pra se morar e seguindo com nossa programação de aniversário iniciamos o dia com mais uma entrega de escola aqui no bairro Santo André. Eu tô muito feliz por esse momento, pelo sentimento de gratidão que aflora nas pessoas com nossas obras. Ser prefeito é uma árdua missão, mas também é uma nobre missão e trabalhar pela educação tem uma nobreza maior ainda”, disse o gestor.

Secretária de Educação Maria José Maia.

Para a Secretária de Educação de Santarém, Maria José Maia da Silva, foi um momento de muita emoção. “Eu estou muito feliz e agradecida a Deus pela oportunidade de estar aqui entregando a ampliação e reforma dessa escola. Além do sentimento que tenho pela educação, aqui tem uma relação afetiva por trazer o nome do meu pai que hoje se fosse vivo estaria completando 117 anos, e por iniciativa do meu irmão, na época então prefeito Joaquim de Lira Maia, colocou o nome do nosso pai nessa escola, portanto, ela completa 20 anos tendo a oportunidade de ser reformada e ampliada e totalmente preparada para receber nossos alunos que, se Deus quiser, brevemente retornarão”.

Estiveram presentes o prefeito Nélio Aguiar, a secretária de Educação Maria José Maia, o ex-prefeito Lira Maria, o Deputado Estadual José Maria Tapajós, os vereadores Josafá Gonçalves e Erasmo Maia, os secretários de governo Emir Aguiar, João Paiva e Neucilene Lopes, além do chefe de gabinete Alberto Portela.