A Prefeitura de Santarém informa que nos últimos quatro anos o município recebeu investimento de mais de R$ 300 milhões em obras de saneamento, drenagem profunda, drenagem pluvial, mobilidade urbana e microssistemas de abastecimento de água em comunidades da zona rural.
Obras de esgotamento sanitário que estavam paradas foram retomadas e finalizadas. Duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) estão em funcionamento beneficiando mais de 100 mil moradores e mais de 70 km de rede de drenagem foram construídos e outros 20 em andamento.
Como toda cidade amazônica, Santarém sofre com os elevados custos que carecem as obras de saneamento e a gestão está em constante trabalho de busca por investimentos nas esferas estadual e federal.
Informa ainda que a Cosanpa (Companhia de Saneamento), detentora da concessão, é a responsável pelo abastecimento dos dados no sistema do SNIS e não estava realizando a atualização nos últimos dois anos, motivo pelo qual a Prefeitura vai assumir a partir deste ano essa responsabilidade.
Prefeitura de Santarém