3. Saúde
  4. Hospital Municipal de Santarém ultrapassa 200 edições de visita multiprofissional à beira leito
Hospital Municipal de Santarém ultrapassa 200 edições de visita multiprofissional à beira leito Autor: Agência Santarém

Ândria Almeida

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) ultrapassou 200 edições de visitas multiprofissionais à beira leito para os pacientes. A iniciativa, adotada em janeiro de 2023, tem gerado um impacto positivo, demonstrando o compromisso contínuo do hospital com um atendimento integral e humanizado.

Nestas visitas, uma equipe composta por médicos, enfermeiros assistenciais, enfermeira auditora, fisioterapeutas, membros dos setores do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Divisão especializada em Controle de  Infecção Hospitalar (DECIH), Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Qualidade e psicossocial, percorre as enfermarias proporcionando um atendimento personalizado e atento às necessidades de cada paciente. A abordagem visa não apenas discutir aspectos clínicos, mas também esclarecer dúvidas com uma linguagem simples, contribuindo para uma recuperação mais eficaz e uma visão holística de cada quadro clínico.

As visitas acontecem em dias alternados da semana em todos os setores do hospital. Além disso, os resultados dessa iniciativa  tem tido retorno positivo por parte dos pacientes.

O seu Carlos Alberto, que já recebeu a visita multiprofissional no leito, ressalta a importância dessa abordagem. "As orientações são muito boas para a gente entender melhor como está o tratamento, tirei muitas dúvidas, equipe muito simpática”, enfatizou.

A atenção personalizada e a resolução de pendências durante as visitas têm contribuído significativamente para acelerar o processo de alta, beneficiando diretamente a experiência e o bem-estar dos pacientes.

O enfermeiro Valter Batista, que atua no HMS, enfatizou a necessidade dessa prática para o melhor atendimento aos pacientes. "Realizamos acompanhamentos diários dos pacientes, e uma vez por semana, nosso setor recebe a visita multiprofissional para esclarecer dúvidas, lidar com queixas e resolver pendências. As visitas multiprofissionais transformaram a forma como prestamos cuidados”, relatou.

As visitas m foram implementadas na unidade pelo comitê gestor e, desde então, tornaram-se um protocolo. A diretora do Comitê Gestor Layanna Barbosa falou dos benefícios da prática.

“Agora, temos uma visão mais completa das necessidades dos pacientes, o que nos permite oferecer um cuidado mais eficiente e empático. Além disso, a comunicação entre as diferentes áreas do hospital melhorou significativamente, o que gera impacto direto na qualidade do atendimento", enfatizou.