1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Vigilância epidemiológica realiza busca ativa de novos casos de malária no planalto santareno
Vigilância epidemiológica realiza busca ativa de novos casos de malária no planalto santareno Autor: Ascom Semsa

Vigilância epidemiológica realiza busca ativa de novos casos de malária no planalto santareno

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Borrifação nas residências, orientações em saúde e a distribuição de mosquiteiros foram realizadas como medidas preventivas.

Na sexta-feira, 20, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Vigilância Epidemiológica e o Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), realizou busca ativa de casos de malária na Aldeia São Pedro, localizada no planalto santareno. Foram realizadas as seguintes ações: borrifação nas residências, orientações em saúde e a distribuição de mosquiteiros. 

O intuito da busca ativa de casos assintomáticos de malária é a prevenção e o controle da doença, expondo ao tratamento indivíduos que participam de sua cadeia de transmissão.

Técnicos da Semsa distribuíram mosquiteiros, como medida preventiva.

A malária não é uma doença contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não consegue transmitir a doença diretamente a outra pessoa, é necessária a participação de um vetor, que no caso é a fêmea do mosquito Anopheles (mosquito-prego), infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário. Estes mosquitos são mais abundantes nos horários crepusculares, ou seja, ao entardecer e ao amanhecer. Todavia, são encontrados picando durante todo o período noturno, porém em menor quantidade. 

O coordenador do NTVS, Marcelino Xavier, explica que “a malária é uma doença, com cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito. Entretanto, a doença pode evoluir para suas formas graves se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e adequada. Por isso, essas ações de busca ativa são tão importantes para que a gente possa monitorar os casos e levar todo o aparato do poder público para combater a doença”

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.