Por meio da telessaúde, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Paissandu, no Lago Grande, realizou 996 atendimentos médicos de pacientes de 25 comunidades. Foi o que constaram as equipes técnicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) em visita ao local nos dias 5, 6 e 7 de julho. Atualmente, as teleconsultas são feitas como parte do projeto UBS + Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, sendo uma parceria entre HFMUSP e o governo federal, por meio da Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde.
O objetivo da visita da equipe do HCFMUSP à comunidade foi conhecer a estrutura física da UBS, o território, além de apresentar a equipe para os moradores, os objetivos do projeto e os resultados; discutir como o projeto pode ser potencializado e as possíveis oportunidades de melhorias, além da discussão de casos clínicos complexos como forma de capacitação.
"Agradecemos a visita e tenho certeza que muitas coisas vão melhorar com esse projeto que é uma benção para nossa população", afirmou a enfermeira e gerente da UBS Paissandu, Graça Almeida.
Telessaúde - dados de atendimentos
1ª fase: 528 pacientes atendidos por teleconsultas, do dia 19 de outubro de 2021 até 2 de junho de 2022. Projeto APS Digital era desenvolvido pela parceria entre Prefeitura de Santarém, Reino Unido e o Hospital das Clínicas da USP.
2ª fase: 468 pacientes atendidos por teleconsultas, do dia 9 de março até 7 de julho deste ano. Projeto UBS + Digital realizado através da parceria entre Prefeitura de Santarém, HFMUSP e o Governo Federal, por meio da Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde.
Ao todo, 996 pacientes foram atendidos; 91% dos pacientes recomendaria a teleconsulta e houve 92% de resolutividade.
Rompendo as barreiras geográficas, os atendimentos são feitos pelo médico de São Paulo, que se conecta com a comunidade, através da internet. A equipe de enfermagem da UBS Paissandu é composta por Graça Almeida e pelos técnicos de enfermagem Lauro Alves e Zilene Nobre. Eles realizam a recepção e a triagem dos pacientes. Quando o paciente tem problemas de locomoção, a equipe da UBS leva o celular até a residência para que o atendimento seja feito.
Entre as 25 comunidades beneficiadas pelo UBS + Digital, estão: Paissandu, Cruzador, Santa Luzia, Tabatinga, Patauazal, Curuai, Bom Futuro, Boa Fé, Diamantino, Água Fria, Aracuri, Igarape Açu, Centro dos Nogueiras, Cabeceira do Ouro, Inanu, Vila Nova, São Jorge, São Pedro, Uruari, Cabeceira do Uruari, Murui, Bacabal, Água Fria, Lírio do Vale e Vila Brasil.
No dia 2 de junho de 2022, o então ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou Portaria que regulamenta o programa Telessaúde Brasil. O ato regula consultas médicas on-line, por meio de videochamada, e telediagnósticos. A comunidade Paissandu foi destaque na cerimônia realizada pelo Ministério da Saúde. Confira o vídeo: https://www.youtube.com/live/eMnOxF6qK7E?feature=share