3. Saúde
  4. Semsa tem 12 projetos aprovados para 3ª edição da Mostra 'Pará: aqui tem SUS'
Semsa tem 12 projetos aprovados para 3ª edição da Mostra 'Pará: aqui tem SUS' Autor: Desconhecido

Semsa tem 12 projetos aprovados para 3ª edição da Mostra 'Pará: aqui tem SUS'

Katrine Bentes
Evento visa o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde

A 3ª edição da Mostra Pará: aqui tem SUS, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), selecionou experiências exitosas e inovadoras no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 12 projetos realizados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Confira as experiências exitosas de Santarém que foram selecionadas para 3ª edição da Mostra Pará: aqui tem SUS

• Projeto Vertical: conquistando sorrisos.
  • Conferência Municipal de Saúde de Santarém: construindo o SUS com participação popular.
  • Redução da transmissão vertical do HIV: relato de experiência em um município da Amazônia Brasileira.
  • Consultório na rua e os desafios do tratamento da tuberculose em pessoas em situação de rua.
  • Protagonismo da enfermagem para qualificação da atenção integral à saúde da mulher em Santarém.
  • Expedições de saúde: caminhos para integralidade do cuidado as populações ribeirinhas da Amazônia.
  • Pioneirismo da enfermagem no acesso a inserção de DIU T de cobre no município de Santarém.
  • Juntos pela primeira infância: semana do bebê quilombola planalto Tiningú.
  • A Psicoterapia como garantia da integralidade do cuidado em saúde mental na atenção primária à saúde.
  • Adoles- essência: desconstruindo estigmas e reconstruindo novas rotas na saúde mental juvenil.
  • Consultório domiciliar: garantindo a equidade do cuidado frente a pandemia de Covid-19.
  • Levando acesso à população ribeirinha por meio da telemedicina: “APS Digital”.

O objetivo do evento é propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS, bem como estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde.

Os trabalhos selecionados serão apresentados oralmente na III Mostra Pará, aqui tem SUS, que será realizada neste ano nas datas: 27/04 (Marabá), 03/05 (Santarém) e 10/05 (Belém) das 9h às 17h. Os profissionais com melhor desempenho nas experiências terão seus trabalhos selecionados para inscrição na 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontecerá em Goiânia-GO.

A secretária de saúde, Irlaine Figueira, ressalta a importância do evento. “Ano passado, a Semsa teve quatro projetos selecionados e um premiado com o consultório na rua. Tive a honra de apresentar um desses enquanto coordenadora da Atenção Primária à Saúde e friso que ter participado do evento me instigou a incentivar os demais colegas a inscreverem suas experiências. Estamos muito felizes pelo quantitativo de projetos aprovados esse ano".

Prefeitura de Santarém apresenta projetos exitosos de saúde na 2ª edição da Mostra “Pará: aqui tem SUS” em Belém

Programa ‘Consultório na rua’ é premiado na 8ª edição do Congresso Norte e Nordeste de Saúde