O cuidado multiprofissional é fundamental para promoção ao cuidado e prevenção de doenças. Nesse sentido , o Programa eMulti, do Ministério da Saúde, visa ampliar o acesso de atendimentos na Atenção Primária à Saúde (APS). Na terça-feira, 11, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a gestão acolheu a equipe composta por uma assistência social, duas fisioterapeutas, uma profissional da educação física, duas psicólogas e uma médica dermatologista.
Prestigiaram o momento, o coordenador da Rede de Atenção à Saúde (RAS), Lauro Corrêa, a coordenadora do Programa eMulti, Fabíola Aguiar, a coordenadora do Núcleo de Referência Técnica em Saúde, Maria do Desterro, a Referência Técnica, Silvia Gato e os gerentes das UBS's vinculados ao programa.
Os profissionais do eMulti irão atender nove equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas UBS's: Diamantino, Nova República, Vitória Régia, Santo André, Interventoria e Floresta, sendo que a equipe se concentrará na última unidade considerada o polo do programa.
Dentre as atividades que serão desenvolvidas, estão: atendimento individual em grupo e domiciliar; atividades coletivas; discussões de casos; oferta de ações de saúde à distancia; construção conjunta de projetos terapêuticos e intervenções no territoriais e práticas intersetoriais.
"A reunião foi um momento de passar os fluxos, explicar a estrutura de atendimento da rede pública e, claro, como vai funcionar o programa. Estamos muito felizes, pois esses profissionais irão fortalecer o cuidado multidisciplinar na rede pública,” destaca a coordenadora do Programa eMulti, Fabíola Aguiar.