Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apresenta a programação que intensificará as ações nos centros especializados de atenção psicossocial, como o Capsi, voltado ao público infantojuvenil, e o Caps Ad 3, destinado aos pacientes com problemas relacionados ao álcool e outras drogas. Também haverá atividades no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's).
As atividades terão início na quarta-feira, dia 06, e seguirão até o dia 30/09. O Dia D será em 12 de setembro, com diversos serviços de atenção psicológica. Neste ano, a campanha adota o lema Se precisar, peça ajuda! . O objetivo é incentivar o autocuidado, valorizar a vida e destacar a importância da saúde mental. O evento intensificará as ações já desenvolvidas nas unidades, além de promover atividades extramuros, como rodas de conversa e salas de espera educativas, em escolas da rede estadual.
Programação
06.09 - Abertura da campanha no Capsi
Local: Capsi, Trav. Silva Jardim, 126, Aparecida.
Público-alvo: grupo de adolescentes de 12 a 17 anos.
11.09 - Sala de espera educativa
Tema: "A prevenção é um trabalho de todos, todos os dias".
Contextualização: Troca de experiências sobre a prevenção ao suicídio para os pais dos pacientes que aguardarem atendimento no Capsi.
Local: Capsi.
Horário: 9 horas.
Público-alvo: pais e adolescentes.
12.09 - Dia D
Local: EMEIF Fluminense, na Av. Presidente Vargas, 1817, Santa Clara.
Horário: 08h às 12h.
Atividades: Acolhimento/Triagem; Educação em Saúde; Teste do Stress; Oficina de Desenho; Escuta Qualificada com psicólogos(as); Vacinação; Testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); Atividades Físicas e encaminhamentos para a Rede de Atenção Psicossocial.
13 e 15.09 - Ações no HMS e UPA
No dia 13, haverá uma palestra com o tema "Criar Esperança Através da Ação", ministrada pela psicóloga Caroline Maria Torres, do setor psicossocial do hospital, às 10h na HMS, para pacientes e colaboradores. Já no dia 15, a palestra será realizada na UPA, também às 10h.
Após a palestra, os profissionais da área terão um momento de escuta para compartilhar experiências e discutir desafios, buscando fortalecer o suporte mútuo entre a equipe. Esse momento será realizado às 14h em ambas as unidades.
A iniciativa se encerrará com uma blitz educativa nas entradas das unidades, buscando conscientizar o público sobre a importância da atenção à saúde mental. A blitz será realizada às 17h nos dois dias.
13 e 19.09 - Sala de espera educativa
Tema: "A prevenção é um trabalho de todos, todos os dias".
Contextualização: Troca de experiências sobre a prevenção ao suicídio para os pais dos pacientes que aguardarem atendimento no Capsi.
Local: Capsi.
Horário: 9 horas.
Público-alvo: pais e adolescentes.
15.09 - Blitz educativa
Local: em frente ao Caps AD3, Av. Presidente Vargas, 2809, Aparecida.
Horário: 9 horas.
1 a 30 - Rodas de conversa
Local: Caps Ad 3.
Público-alvo: pacientes deste equipamento.
Horário: 9 horas.
1 a 30 - Palestras de Educação em Saúde Mental
Local: em todas as UBS’s
1, 15, 22 e 29.09 - Caps Ad 3 nas Escolas (Palestras)
Público-alvo: Adolescentes do 5° ao 9° ano.
Horário: 9 horas.
28.09 - Encerramento das atividades da campanha no Capsi.
Local: Capsi.
Horário: 9 horas.
Público-alvo: pais e adolescentes.
Setembro Amarelo
É um movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Ele surgiu no Brasil em 2014, a partir de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Durante todo o mês de setembro, são realizadas campanhas e ações com o objetivo de promover o diálogo, esclarecer dúvidas, combater o estigma em relação ao tema e permitir que mais pessoas tenham acesso a informações sobre prevenção do suicídio. A cor amarela é utilizada como símbolo, representando a vida, a esperança e a atenção aos sinais de sofrimento emocional.
Colaborou Ândria Almeida - assessora de comunicação do HMS