Como estratégia para agilizar e diminuir a fila de espera de consultas e procedimentos de média e alta complexidade, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), criou um fluxo de entrega das requisição médicas que estabelece as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e os Centros de Referência como pontos exclusivos para o protocolo, medida que vigora a partir desta segunda-feira, 09. Dessa forma, o paciente não precisa se deslocar até a Semsa.
A coordenadora da Central de Regulação da Semsa, Dorliete Ferreira, explica como vai funcionar o novo fluxo.
“A requisição vai ser entregue nas UBSs ou nos Centros de Referência. Lá, o enfermeiro da unidade protocola e classifica conforme as prioridades, se é de urgência ou não. Às sextas-feiras, a documentação é encaminhada para a Central de Cadastro do Paciente (CCP), localizado no térreo da Secretaria de Saúde. Nesse setor, os pacientes são cadastrados no sistema e entram na fila de espera. Em seguida, é realizado o agendamento aos serviços de média e alta complexidade.”
Lauro Corrêa, chefe da Rede de Atenção à Saúde (RAS), explica que antes desta medida, o protocolo só era feito na recepção da Secretária de Saúde.
"O cidadão precisava se deslocar, tendo gasto financeiro. Agora com a mudança no fluxo, ele faz tudo exclusivamente nas UBS's ou nos Centros de Referência. Na recepção da Semsa funcionará a emissão do cartão SUS e do Auxílio Brasil”.
A titular da pasta da Saúde, Irlaine Figueira, enfatiza o objetivo da mudança. “Essa é mais uma estratégia para melhorar os serviços prestados, tendo em vista que esse novo fluxo facilita o acesso do usuário. Além disso, ajuda na organização da fila de espera da demanda reprimida dos serviços de média e alta complexidade do município de Santarém.”
Central de Regulação - É o setor responsável por agendar exames e consultas médicas de média e alta complexidade, além de realizar o gerenciamento das vagas de leitos. A equipe da Regulação faz o cruzamento de dados, entre as solicitações recebidas e as vagas ofertadas por cada unidade de saúde, conforme o perfil de atendimento das clínicas e hospitais conveniados na rede do SUS e, assim, encaminha o usuário para a unidade de saúde que melhor atenda a sua demanda.