3. Saúde
  4. PSE promove educação e saúde a mais 59 mil alunos nas escolas da rede pública de Santarém em 2023
PSE promove educação e saúde a mais 59 mil alunos nas escolas da rede pública de Santarém em 2023 Autor: Agência Santarém

Katrine Bentes
Diversas temáticas foram abordadas por meio de metodologias ativas com palestras, orientações e atividades lúdicas.

Durante o ano letivo, de fevereiro a dezembro, o Programa Saúde nas Escolas (PSE), coordenado pela Prefeitura de Santarém em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), além da Secretaria de Educação do Estado por meio da 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE/Seduc), promoveu diversas ações educativas sobre saúde abrangendo escolas na zona urbana, planalto e regiões ribeirinhas. Um total de 59.355 alunos de 155 instituições de ensino foram beneficiados.

Os temas abordados incluíram Saúde Ambiental, Promoção da Atividade Física, Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade, Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos, Prevenção de Violências e Acidentes, Prevenção de Doenças Negligenciadas, Verificação da Situação Vacinal, Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção do HIV/IST, Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, Saúde Bucal, Saúde Auditiva, Saúde Ocular e Prevenção à COVID-19.

OPSE foi reconhecido com o Prêmio Honra ao Mérito, categoria Ouro, por suas ações preventivas contra a COVID-19, atingindo 100% das escolas e superando a meta com 210,14%, além de ter abordado 13 temas no ciclo 2021-2022. A premiação ocorreu durante o I Fórum Estadual do Programa Saúde na Escola, realizado de 27 a 28 de junho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - campus Santarém. Vale ressaltar que a análise de dados ocorre no ano subsequente.

Irlaine Figueira, titular da Semsa, enfatiza a relevância da colaboração entre as Secretarias de Saúde e Educação no êxito do programa.

"A sinergia entre os profissionais da saúde e educação é crucial para cuidar de nossas crianças e jovens, visando reduzir vulnerabilidades que poderiam comprometer seu pleno desenvolvimento. O trabalho conjunto contribui para o alcance desses objetivos."

Sobre o Programa
O Programa Saúde na Escola, instituído pelo Decreto n° 6.826 de 5 de dezembro de 2007, é uma política intersetorial que busca integrar permanentemente educação e saúde, visando aprimorar a qualidade de vida dos estudantes. Anualmente, o programa oferece 13 temáticas a serem desenvolvidas no ambiente escolar.

Galeria de imagens das ações