3. Saúde
  4. Programa Saúde na Escola recebe prêmio por excelente desempenho no ciclo de 2021-2022
Programa Saúde na Escola recebe prêmio por excelente desempenho no ciclo de 2021-2022 Autor: Divulgação Semsa

Katrine Bentes
Santarém alcançou a meta de 100% em ações de prevenção à Covid-19, com o índice de 210,4%.

O município de Santarém recebe o certificado de honra ao mérito, categoria Ouro, pelas ações de prevenção à covid-19, atingindo a meta de 100% das escolas, alcançando 210,14% e ter trabalhado 13 temas no ciclo de 2021-2022. A premiação ocorreu no I Fórum Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), que teve como tema “15 anos de PSE no Estado do Pará: trajetórias, estratégias, metodologias e perspectivas”, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), de 27 a 28 de junho, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - campus Santarém.

I Fórum do PSE realizado no IFPA.

"Estamos muito felizes pelo prêmio. Trabalhamos muito para que o Programa Saúde na Escola seja desenvolvido com eficiência na rede municipal, pois sabemos que as crianças e os adolescentes passam grande parte do tempo dentro da escola. Então, alinhar saúde e educação faz toda diferença. Através de atividades integradas podemos alcançar promoção e prevenção da saúde pública”, celebra a titular da secretaria de Saúde de Santarém, Irlaine Figueira.

Município desenvolveu amplo programa de prevenção à Covid-19 nas escolas.

Para o prefeito Nélio Aguiar, o prêmio mostra a competência dos profissionais que se dedicam diariamente para cuidar das crianças e jovens matriculadas na rede pública municipal.

"É um trabalho integrado que gera frutos e dá resultados. Temos investido muito na estrutura física dos educandários, mas, acima de tudo, temos que cuidar da saúde de nossas crianças e jovens, fornecendo uma merenda escolar de qualidade, oferecendo um lugar adequado para o ensino e trabalhando para levar informação que contribua para o desenvolvimento de cada um", salientou Nélio.

O PSE de Santarém é desenvolvido pela Prefeitura, por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed) e a Secretaria de Estado de Educação, através da 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE/Seduc). Atualmente, participam 59.355 alunos de 155 instituições da rede de ensino.

Programa trabalha temáticas durante todo o ano com alunos da rede municipal.

Sobre o Programa - O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial instituída pelo Decreto n° 6.826, de 5 de dezembro de 2007, que visa a integração e a articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade dos estudantes. Anualmente, o programa oferta 13 temáticas para serem desenvolvidas no ambiente escolar.