O brincar é essencial para a criança, inclusive hospitalizada. As atividades lúdicas aparecem como importante estratégia de relaxamento e compreensão do tratamento, propiciando um ambiente menos traumatizante e mais humanizado, podendo promover, assim, a saúde e o bem-estar. Por esse motivo, o projeto “Era Uma Vez” foi implantado pela equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que na quarta-feira começou a realizar apresentação de teatro de fantoche para os pacientes infantis.
A criança hospitalizada convive com uma série de restrições impostas pelo quadro clínico, complementadas com a tensão da rotina hospitalar. No entanto, segundo a psicóloga da Unidade, Walterjane Wanderley, mesmo em situações estressantes os pequenos podem beneficiar-se de momentos lúdicos para aprender e internalizar momentos de alegria. “Diante desse objetivo o projeto foi pensado em conjunto com o setor de comunicação e CCIH para que fosse realizado uma atividade divertida com foco na psicoeducação, onde focamos no tema higienização pessoal”, explicou.
O roteiro tinha como personagens o Joãozinho e a Mariazinha, onde o menino explicava para menina sobre a importância de higienizar as mãos, a boca e corpo todo para evitar doenças. O espaço foi montado em uma das salas da UPA com uma estrutura que simulava um cenário de teatro. Após a primeira apresentação, as crianças assistiram a história literária “Rapunzel”.
A UPA é gerenciada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e tem a política de promover atividades de humanização a todos os pacientes e colaboradores. Para o enfermeiro do CCIH, Lucas de Souza, que interpretou o Joaõzinho, enfatizou sobre o acolhimento com amor e a promoção da saúde para os pacientes e os acompanhantes. “Isso foi novidade para as crianças e para nós da equipe que nos envolvemos em prol da humanização desses pequenos”, falou.
O pequeno Rafael dos Santos, de 10 anos, assistiu atentamente a tudo e disse que entendeu direitinho a mensagem da equipe. “Eu gostei muito, aprendi que temos que lavar sempre as mãos e não esquecer de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. Eu fiquei surpreso em assistir teatro no Hospital, eu estava triste, mas isso me deixou mais animado”, finalizou.