Nos meses de junho, agosto e setembro, o Programa Saúde na Escola (PSE) abordou temas importantes como saúde sexual e reprodutiva e o combate ao mosquito Aedes Aegypti para 54.438 alunos das 148 instituições da rede de ensino: Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), escolas de ensino fundamental, médio e técnico, nas zonas urbana, planalto e rios.
O Programa é desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed) e a Secretaria de Educação do Estado (5ª URE). As atividades sobre o combate ao mosquito da dengue tiveram o apoio dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), além dos professores e a equipe de saúde da Semsa.
A coordenadora do Programa, Karen Lima, destaca a importância das ações. “O PSE realiza atividades sempre alinhando educação e saúde, com palestras, rodas de conversa, brincadeiras, distribuição de materiais educativos e brindes. O intuito é conscientizar os alunos e também entender a realidade de cada escola. Para assim, desenvolvermos estratégias que irão proporcionar melhores condições de vida para os alunos.”
Sobre o Programa
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial instituída pelo Decreto n° 6.826, de 5 de dezembro de 2007, que visa a integração e a articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade dos estudantes. Anualmente, o programa oferta 13 temáticas para serem desenvolvidas no ambiente escolar.