Doar sangue é doar vida e como incentivo a este gesto solidário o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) realizou uma campanha para estimular os profissionais de saúde a doarem sangue no Hemopa. A ação foi realizada ontem, 25 de novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.
A campanha é interna, mas pode ser aderida por qualquer pessoa que deseje doar. Tem como principal intenção somar na corrente de doações dentro do Hemopa e ajudar a Agência Transfusional do HMS, que no momento está com baixo estoque.
A enfermeira do trabalho, Marylin Nogueira, que lidera os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmit) do Hospital Municipal e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, foi uma das profissionais que doou sangue hoje. Para ela, este é um ato de demonstração do respeito à vida.
“Eu fiz questão de ir doar porque eu sei que o estoque está baixo e isso pode afetar diretamente na vida ou morte de uma pessoa. Sabemos que uma bolsa de sangue pode salvar quatro vidas. Estamos incentivando esse ato de amor dentro do Hospital”, disse a enfermeira.
A doação aderiu ainda o convite da vereadora Alba Leal que tem realizado ações direcionadas à causa.
Neste sábado (27), o Hemopa fará um plantão extra para as pessoas que quiserem, das 7h30 às 17h.
Agência Transfusional
A Agência Transfusional abastece 153 leitos do HMS, 53 leitos do Pronto Socorro Municipal e 46 leitos da UPA 24 horas. Entre os setores, incluem o centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estabilização adulto e pediátrico e clínicas.
O HMS, em média, faz 170 transfusões por mês. Esse número corresponde ao atendimento de pacientes de Santarém e mais 20 municípios da região oeste do Pará. Em setembro, a Agência realizou 179 transfusões.
Para manter a agência com abastecimento satisfatório é preciso ter pelo menos 20 bolsas do tipo O positivo e 10 do tipo A positivo no estoque. Neste momento, o número de bolsas está com menos 50%.
Quem pode doar
O cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para autorizar a doação). Além disso, precisa ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho) no momento do cadastro.
O Hemocentro de Santarém é responsável pelo abastecimento transfusional da rede hospitalar do oeste do Pará. O serviço de coleta de sangue funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h30, na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho).