Hoje, 27 de julho, é celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho e em menção a data, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Baixo Amazonas, realizou nesta manhã, no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), o I Seminário em Saúde do Trabalhador que abordou o tema ‘Acidente de trabalho com exposição ocupacional de material biológico’. Este é o primeiro evento do ano.
A temática trabalhada visa conscientizar e capacitar os profissionais da saúde sobre como proceder na prevenção a acidentes com material biológico, tendo em vista que esses trabalhadores estão sujeitos a exposição de fontes infectadas pelos vírus do HIV e hepatites virais B e C. O evento contou com a presença de enfermeiros, técnicos, médicos e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
De acordo com dados registrados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SinanNet) do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Baixo Amazonas, de 2012 a 2022, Santarém notificou 879 casos de acidentes com material biológico. O tipo de exposição mais freqüente foi a lesão percutânea (acidente que lesiona a pele do trabalhador) com 466 casos. O material orgânico mais envolvido foi o sangue com 494 casos. O descarte de material foi o procedimento mais recorrente que resultou nos acidentes, sendo 145. Ainda segundo os registros, os profissionais mais acometidos foram os técnicos de enfermagem com 345 notificações.
“Esse evento visa conscientizar os profissionais da saúde quanto à exposição em acidente de trabalho em relação ao material biológico. Através dessas ações a gestão municipal vem fortalecendo as políticas públicas para os trabalhadores de Santarém. É imprescindível garantir aos profissionais de saúde a notificação e a profilaxia em tempo oportuno”, afirmou o coordenador do Cerest, Gegê Farias.