Com o intuito de ampliar as formas de tratamento do HIV, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e a Coordenação Municipal de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais, implantou a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). O atendimento ficará disponível 24h nas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs do município e de segunda a sexta no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) Santarém.
A Prep é um método preventivo que consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão expostas à infecção. Enquanto a PEP é uma medida preventiva de urgência que atende indivíduos já expostos ao vírus por diferentes motivos, por exemplo, relações sexuais desprotegidas, acidentes biológicos violência sexual.
O tratamento integra a prevenção combinada, cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para atender às necessidades de cada pessoa ou ainda das possibilidades de inserir o método preventivo na sua vida. Funciona da seguinte forma, o paciente recebe dois medicamentos antirretrovirais que devem ser ingeridos diariamente ao longo de 28 dias, de modo a eliminar o HIV.
Durante os meses de novembro e dezembro o CTA realizou treinamentos com o tema “PEP e Prep. na Atenção Básica” para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem no município de Santarém. Além disso, distribuiu kits de insumos como camisinhas, testes rápidos e medicamentos.
As palestras foram ministradas pelo Enfermeiro Erek Fonseca e Médico Infectologista Dr. João Assy, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). O médico alertou para a situação epidemiológica do Brasil. Na ocasião, foram destacados os índices nacionais de detecção de novos casos de HIV/AIDS que felizmente estão em queda, de acordo com dados levantados entre 2021 e 2022.
O enfermeiro do CTA destacou que apesar desses números apontarem para o avanço da eliminação da infecção no Brasil é necessário considerar outras variáveis. As taxas de detecção de casos novos estão na faixa etária de 20 a 24 anos, centralizada no sexo masculino.
A coordenadora Municipal de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais, Ana Lucia Ferreira, afirma que este trabalho envolve atenção à saúde primária, com isso abre a oportunidade para todos a capitalização e a melhor política da igualdade como direito de todos. “A assistência em saúde deve sempre está próxima de quem realmente precisa e sempre facilitando o acesso, com tudo isso o município de Santarém só cresce na prevenção e na promoção da saúde. Gestão de Políticas em saúde é um compromisso nosso como representante da pasta e que universalidade, integralidade e a igualdade seja nosso compromisso, hoje e sempre.”
Saiba onde procurar o atendimento:
- UBS Alter do chão;
- UBs Maracanã;
- UPA 24 horas de Alter do chão;
- UPA 24 horas da Nova República;
- UPA Santarenzinho;
- UPA Vila de Curai – Lago Grande