1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Prefeitura e Governo do Estado trabalharão de forma integrada para reduzir transtornos no HMS
Prefeitura e Governo do Estado trabalharão de forma integrada para reduzir transtornos no HMS Autor: Agência Santarém

Prefeitura e Governo do Estado trabalharão de forma integrada para reduzir transtornos no HMS

Ândria Almeida
Publicado em - Atualizado
Medidas para garantir a continuidade dos atendimentos foram anunciadas durante visita do governador Helder Barbalho a Santarém.

A Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado vão atuar de forma integrada em diversas ações e frentes de trabalho para restabelecer o mais rápido possível o completo atendimento no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo, que foi atingido por um incêndio na madrugada desta terça-feira, 12.

O prefeito Nélio Aguiar recebeu o governador Helder Barbalho, que anunciou o reforço dos atendimentos no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que recebeu recebeu pacientes do HMS. Helder informou ainda que o Estado vai auxiliar a Prefeitura na contratação de leitos particulares.

Prefeito esteve com governador vistoriando as áreas atingidas pelo incêndio no HMS.

 

Acompanhado do prefeito Nélio Aguiar, o governador visitou a ala de obstetrícia da unidade hospitalar, local em que ocorreu o incêndio. Helder e Nélio também visitaram a Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima, que recebeu os pacientes de baixo risco do HMS.

"Estou junto com a Prefeitura, tomando as medidas necessárias para rapidamente restabelecer a funcionalidade do hospital”, destacou o governador.

O chefe do Executivo Estadual também ressaltou que o Governo do Estado colaborará ativamente com a Prefeitura no financiamento dos serviços essenciais contratualizados, para garantir o atendimento adequado aos pacientes da obstetrícia, setor que foi comprometido pelo incêndio e permanecerá interditado até que as reformas sejam efetuadas.

Governo do Estado vai colaborar com o município no financiamento dos serviços essenciais contratualizados.

 

O prefeito Nélio Aguiar, que acompanha a situação desde a madrugada, agradeceu o apoio do Governo do Estado e afirmar que ambos vão atuar em parceria.

"Nossas Secretarias Municipais estão desde a madrugada trabalhando de forma integrada no auxílio aos pacientes e acompanhantes, além de outras situações causadas pelo incêndio. A parceria com o Governo do Estado, que sempre esteve presente em Santarém, irá nos ajudar a vencer as dificuldades com a ajuda da população”, disse o gestor.

Devido a paralisação do HMS, um novo fluxo de atendimento foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Nélio Aguiar: "Agradecemos a parceria com o Governo do Estado e a solidariedade da população de Santarém nesse momento".

 

"O esforço conjunto entre o governo estadual e municipal é fundamental para superar esse momento desafiador e para a reconstrução da obstetrícia do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo. Pedimos que a população siga as orientações e se direcione aos locais indicados para receber os atendimentos de saúde”, destacou a titular da Saúde, Irlaine Figueira. 

Participaram das visitas, a presidente do Comitê Gestor do HMS, Greyce Gomes, e a secretária de Saúde, Irlaine Figueira, acompanhadas de membros do Poder Legislativo, autoridades militares e a imprensa.

O fluxo emergencial de atendimento ficou estabelecido da seguinte forma:

Mulheres grávidas em situação de urgência e emergência devem buscar atendimento no Hospital e Maternidade Sagrada Família, onde receberão os cuidados necessários.

A partir de agora, a UPA 24 horas servirá como o ponto de recepção e referenciamento para todos os atendimentos de urgência e emergência. Após avaliação médica, os pacientes serão encaminhados às seguintes unidades conforme a necessidade: 

Ortopedia e Traumatologia: Serão encaminhados para atendimento no Hospital João XXIII.

Casos graves: Serão referenciados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas. 

Surto psicótico: Pacientes em surto serão atendidos pelo CAPS AD 3 

A UBS 24 horas do bairro Nova República, também, estará atendendo os pacientes de urgência e emergência. 

UBS's: Pacientes com casos leves devem ser direcionados à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa.

Pacientes de baixo risco: A Arena Estadual do Oeste do Pará Djalma Lima está atendendo somente os pacientes que estavam internados em situação de baixo risco no HMS. 

Colaborou Katrine Bentes, assessora de comunicação da Semsa e Alailson Muniz, coordenador de Comunicação da PMS.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.