As pré-conferências são etapas preparatórias para a Conferência Municipal de Saúde que ocorrerá nos dias 19 e 20 de janeiro de 2023, organizadas pelo Conselho Municipal de Saúde de Santarém (CMSS), com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ao todo, 19 pré-conferências já foram realizadas para debater junto ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste final de semana foram visitadas cinco comunidades: Vila Socorro, Curuai e Piraquara (Lago Grande), Distrito de Arapixuna e Guajará (Arapixuna).
O intuito é avaliar a situação de saúde em cada canto do município, assim, a partir da realidade local propor diretrizes para a construção de políticas públicas participativas. Essas ações ajudam também na elaboração do plano municipal e nas intervenções em comunidades.
A representante do CMSS, Ana Dilma dos Santos, frisa a importância da participação da sociedade. “Esse envolvimento ajuda no fortalecimento da saúde de nosso município."
A enfermeira e referência técnica da Semsa, Janecely Rego, explica como ocorrem as pré-conferências. “Esse é o momento que a comunidade é ouvida diretamente. Os comunitários e as lideranças explanam suas necessidades e sugerem melhorias. Nesse momento, eles elegem um delegado, que vai ser o responsável por defender as demandas da comunidade na conferência municipal.”
“As pré-conferências são essenciais, a forma como se faz saúde na zona urbana é completamente diferente da forma que se faz saúde na região de rios. As demandas de cada local são diferentes, por isso é tão importante essa troca entre a população e a gestão”, destaca a titular da Semsa, Irlaine Figueira.