1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Oitava turma do curso de manipulação e alimentos da Vigilância Sanitária tem participação recorde
Oitava turma do curso de manipulação e alimentos da Vigilância Sanitária tem participação recorde Autor: Divulgação Semsa

Oitava turma do curso de manipulação e alimentos da Vigilância Sanitária tem participação recorde

Leandro Sávio Dias
Publicado em - Atualizado
74 trabalhadores do ramo alimentício foram orientados sobre cuidados sanitários

Seguindo o calendário definido pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa), para o ano de 2025, foi realizada nesta quinta, 03, a aula da oitava turma do Curso de boas Práticas em manipulação de Alimentos.

O curso foi ministrado pela técnica nutricionista Samille Tapajós, com auxílio do fiscal Jorge Baltazar e contou com participação de 74 pessoas. A turma foi composta de donos e trabalhadores de bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que produzem e/ou comercializam alimentos.

Samille Tapajós reforçou que as orientações importantes para garantir qualidade sanitária desde hora da aquisição, armazenamento, conservação de itens e preparo são repassadas aos participantes.

“A gente sabe que não dá pra fazer tudo o que a gente orienta, mas esperamos que eles providenciem o mínimo para garantir que o espaço de trabalho deles esteja higienizado e que também usem o Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que estejam ao alcance de cada um”, afirmou.

De acordo com o chefe de Fiscalização da Vigilância Sanitária, Thiago Willers, o curso é realizado em cumprimento à Resolução N° 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

"Um dos fatores mais determinantes para a saúde do indivíduo é, sem dúvida, a alimentação. O que consumimos diariamente depende não apenas da qualidade nutricional dos alimentos, mas, também, da sua qualidade sanitária. Como órgãos de fiscalização, nossa responsabilidade é garantir que esse direito seja cumprido, trabalhando incessantemente para que todos os alimentos consumidos pela população atendam a rigorosos padrões de segurança e qualidade", explicou Thiago.

De acordo com a Resolução N° 216/2004, sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, o curso oferecido pela Vigilância Sanitária garante:

 - Melhor qualidade higiênico-sanitária dos alimentos;

 - Aperfeiçoa as técnicas e processamento utilizados;

 - Contribui para a produção alimentar livre de microorganismos patogênicos;

 - Assegura que os alimentos produzidos, manipulados e servidos não serão transmissores de doenças;

 - Ajuda a prevenir a contaminação por bactérias, vírus e outros agentes patogênicos.

A nona turma do curso está confirmada para o dia 05 de maio e as inscrições serão no dia 16 de abril. Para garantir participação, os interessados devem comparecer ao Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), localizado na Av. Moaçara, 735, bairro Floresta, das 9h às 14h. É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.