A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), através da divisão de vigilância animal, imunizaram 3.728 animais contra a raiva, após 13 dias de ação no Lago Grande.
A raiva é uma doença infecciosa aguda viral grave que pode ser transmitida aos humanos através de mordidas, arranhões e saliva de animais infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosas. Essa doença atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte, tanto das pessoas quanto dos animais. Por isso, a vacina é a única forma de evitar a transmissão da doença.
“A vacina antirrábica é a ferramenta mais eficaz e importante para combater a raiva. Essa doença que não tem cura e, além de acometer cães e gatos, é transmissível para seres humanos. Essa ação foi extremamente importante, pois lá no Lago Grande tem várias comunidades e não temos uma base lá e para que essa região ribeirinha não fique desassistida fazemos essas atividades”, frisou o coordenador do NTVS, Marcelino Xavier.