Crianças internadas no setor da pediatria do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), participaram nesta quarta-feira (13), de uma programação diferente em alusão ao Dia das Criança. Uma visita pra lá de especial, três cachorrinhos e um gatinho fizeram a alegria da criançada.
Essa foi a primeira vez que os pacientes receberam visita de animais. O momento foi proporcionado pelo setor psicossocial em parceria com a coordenação de medicina veterinária do Centro Universitário da Amazônia (Unama), por meio do projeto Pet Terapia. Cerca de 10 crianças puderam brincar com os "bichinhos".
Legenda da foto: Crianças receberam uma visita pra lá de especial
Além da visita dos animais, que aconteceu na área externa da Unidade no período da manhã, houve apresentações teatrais, brincadeiras com a equipe da “Trupe Só Riso”; e ainda a entrega de lanches e brinquedos, no período da tarde. Os animais são todos dóceis e com as vacinas em dia, eles foram acompanhados por alguns alunos de veterinária da Unama, com toda segurança para as crianças.
Segundo a psicóloga do HMS, Lígia Ferreira, a ação foi pensada para levar conforto e bem-estar aos pequenos. “A vinda dos cachorrinhos cumpriu o que queríamos que era levar ainda mais alegria às crianças internadas. A maioria deles está recebendo tratamento clínico há mais de 10 dias, e isso causa estresse e às vezes tristezas por não estarem em casa. Os animais trouxeram felicidade”, afirmou.
Para dona Elen Galvão, mãe da pequena Lorrana Galvão, de 9 anos, foi uma alegria poder tocar nos “bichinhos”, ela afirma que a filha tem dois cachorros e que está sentindo falta deles. A paciente falou com a animação para todos que estava muito animada e que gostou mais do cachorro maior. “Toda criança deve gostar de animais, não tem como não amar”, enfatizou Lorrana.
A coordenadora de medicina veterinária da Universidade, Brena Vinholte, afirma que o projeto Pet Terapia é uma técnica que tem o intuito específico de utilizar o animal de estimação no tratamento de diversos tipos de doenças. “É um procedimento que proporciona saúde emocional, física, social e cognitiva do paciente. A ação, além de beneficiar os pacientes, também coloca em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso acadêmico. Os animais são treinados e recebem todos os cuidados de higiene e saúde antes de interagirem com as crianças”, endossou.
Legenda da foto: A pet terapia auxilia no tratamento das crianças