A contínua melhoria nos processos de gestão do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), visa aprimorar o atendimento aos usuários, principalmente quanto à segurança.
Diante disso, a direção da Unidade está reforçando as normas de acesso de pessoas às suas instalações. Agora, somente com crachá de identificação será permitido que a pessoa fique dentro da Unidade.
A nova política já está em processo de adaptação e a obrigatoriedade da norma interna funcionará plenamente a partir do dia 19 de novembro.
As regras dizem sobre o uso do crachá durante toda permanência dos acompanhantes e visitantes no HMS. Nesse caso, quem for visto sem o objeto em local visível será convidado a sair da Unidade.
Legenda da foto: Os acompanhantes já começaram a testar a nova medida.
Segundo a diretora geral, Christiani Schwartz, essa medida quer proteger os pacientes e colaboradores.
Schwartz explica que, dentre outras diretrizes, o Plano de Segurança do Paciente (PSP) visa normatizar os procedimentos que a instituição adota para entrada, circulação no seu interior e saída de pessoas. “A segurança dentro do Hospital é uma prioridade absoluta”, afirma a diretora.
Para Luís Costa, que está como acompanhante na clínica cirúrgica desde o dia 13 de novembro, a medida de segurança é válida e necessária. “Esse hospital é grande e com vários tipos de pessoas internadas, inclusive bebês. Saber quem está autorizado a estar dentro dele deixa todos em alerta caso tenha alguém maldoso ou até mesmo para evitar aglomeração de pessoas”, disse.
A política define, com clareza, os meios de identificação usados para segurança dos pacientes, funcionários, acompanhantes, prestadores de serviços e até dos visitantes. O coordenador administrativo, Rodrigo Lima, afirma que as atribuições de cada um no processo de identificação de quem circula pelas dependências do hospital estão bem estabelecidas.
“Inclusive estamos falando novamente sobre o horário de troca de acompanhante que é das 7h às 8h e das 18h às 19h, além da liberação para saída na hora do almoço. Todos estão recebendo o crachá e a partir desta
sexta-feira será obrigatório”, finalizou.
Legenda da foto: Os colaboradores do HMS fazem a distribuição dos crachás.