3. Saúde
  4. HMS realiza 671 cirurgias em julho e bate recorde mensal
HMS realiza 671 cirurgias em julho e bate recorde mensal      Autor: Ascom Semsa

HMS realiza 671 cirurgias em julho e bate recorde mensal

Katrine Bentes
A marca também acende um alerta para a imprudência no trânsito, 204 cirurgias foram ortopédicas de média e alta complexidade

Em julho, o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) realizou o inédito número de 671 cirurgias e bateu um recorde de procedimentos em um único mês. Foram 100 cirurgias eletivas, 115 de urgência e emergência; 204 ortopédicas de média e alta complexidade e mais 252 outras modalidades. A marca também acende um alerta para a imprudência no trânsito, haja vista que uma boa parcela das cirurgias foram ortopédicas devido a acidentes envolvendo veículos.

A coordenadora do Núcleo de Unidades e Serviços de Média e Alta Complexidade (NMAC) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Karolina Neves, celebrou o feito do Hospital. “Atingir esse recorde histórico de cirurgias, mesmo o HMS funcionando com sua capacidade de ocupação no limite, significa que estamos conseguindo diminuir a longa fila de espera e acelerar o atendimento desses pacientes que buscam o Sistema Único de Saúde (SUS).”

O cirurgião geral do HMS, Vinícius Savino, explicou a importância do marco histórico. “Estamos passando por um momento muito importante na saúde de Santarém, mais um marco histórico foi alcançado, nunca na história de Santarém o hospital realizou tantas cirurgias em um curto período. Desde dezembro de 2021, quando começaram as cirurgias eletivas definitivamente no hospital, nós só temos avançado e atingido as metas. E a população que estava na fila de espera há um tempo, conseguiu finamente realizar o procedimento.”

Das 671 cirurgias, 204 foram ortopédicas de média e alta complexidade. Desta forma, o médico relaciona os casos com a imprudência no trânsito. “Essas cirurgias aumentaram por conta dos traumas, muitos acidentes foram registrados na cidade nesse mês de férias, muitos pacientes com politraumatismo. É um número importante de cirurgias, mas que também nos traz um alerta em relação aos cuidados que todos devem ter no trânsito”, concluiu o cirurgião.

Segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no mês de julho 161 acidentes de trânsito foram registrados. Houveram 196 vítimas e 3 óbitos.

Avanço nas cirurgias diminui fila de espera e otimiza procedimentos

A titular da Semsa, Vânia Portela, enfatizou a atuação do HMS em todo o processo operatório. “O hospital além de realizar as cirurgias, faz o acompanhamento do paciente no pré e pós-operatório, mesmo com o subfinanciamento da saúde e com a superlotação da unidade. Recebe de portas abertas pacientes das regiões do baixo Amazonas e Tapajós, não mede esforços para atender toda a população que precisa de atendimento hospitalar. Então, é desafiador e gratificante a gente ter um número tão expressivo de cirurgias tanto eletivas quanto de urgência e emergência. Esse recorde é fruto do comprometimento da gestão Municipal e de toda a equipe médica e dos profissionais da saúde que trabalham incansavelmente no Hospital Municipal de Santarém.”

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), em parceria com demais órgãos, realiza durante todo o ano diversas ações com foco na conscientização e educação dos condutores e também dos pedestres. Muitas são as estratégias utilizadas para garantir a segurança ao volante, no entanto, a principal mudança deve partir da maior prudência e responsabilidade dos motoristas.