A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Núcleo de Unidades e Serviços de Média e Alta Complexidade (NMAC) entregou uma autoclave para o centro cirúrgico do Hospital Municipal de Santarém (HMS) Dr. Alberto Tolentino Sotelo. O aparelho está funcionando desde a manhã desta segunda-feira, 23. O investimento é da ordem de 280.000,00, (duzentos e oitenta mil), sendo R$ 32.595,99 recurso do tesouro municipal e R$ 247.404,01 proveniente da emenda parlamentar do Deputado Federal Nilson Pinto.
A autoclave vai esterilizar e secar materiais de densidade como campos e lap cirúrgicas, instrumentais e utensílios empacotados ou não, vidros e borrachas. O aparelho novo tem capacidade de 653 litros quase o dobro da capacidade da autoclave antiga que aguentava 360 litros.
Devido a grande demanda de cirurgias, a antiga autoclave do hospital estava sobrecarregada. Por isso, o Cirurgião Geral do HMS, Dr. Vinícius Savino, celebrou a chegada no novo dispositivo de esterilização. “Desde dezembro do ano passado, o Hospital Municipal de Santarém está fazendo muitas cirurgias por mês, mas nossa autoclave era menor e já não estava dando conta de esterilizar o grande volume de materiais utilizados no nosso dia a dia no centro cirúrgico. Estamos muito felizes com a chegada do novo equipamento, veio em ótima hora e vai suprir nossa demanda por esterilização."
A supervisora de enfermagem do centro cirúrgico, Jaqueline Correia, explica como o aparelho de esterilização vai melhorar o fluxo de trabalho. "Estamos muito felizes porque essa autoclave é muito maior que a nossa anterior. Com isso, a gente consegue esterilizar muito mais materiais em menos tempo, se antes a gente fazia quatro ou cinco ciclos hoje com essa nova gente pode reduzir para dois ciclos. Então, isso é um grande avanço que vai melhorar muito nosso fluxo aqui no centro cirúrgico."
A titular da Semsa, Vânia Portela, reforçou a importância do equipamento. “A autoclave é indispensável para avançarmos nos atendimentos, tendo em vista que o Hospital Municipal de Santarém atende de portas abertas e realiza muitas cirurgias. Logo, temos muitos materiais hospitalares que precisam ser esterilizados para evitar qualquer possibilidade de contaminação. Então, esse dispositivo vai garantir mais segurança tanto para os nossos profissionais da saúde quanto para os nossos pacientes.”