Autora: Dayse Lima
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) já alcançou 65,22% das obras do Hospital Materno Infantil (HMI). Projetado em uma área total de 7.400 m², a unidade terá em sua estrutura o total de 128 leitos.
As obras estão sob a responsabilidade da Seminfra, sendo os trabalhos executados pela empresa vencedora da licitação, a CONTARPP. O investimento total é de R$ 40.785.870,12, recursos provenientes dos governos federal e estadual e contrapartida do município.
As equipes trabalham, atualmente, na execução de serviços de impermeabilização de estruturas expostas, assentamento de caixilhos e portas, assentamento de piso cerâmico e revestimento cerâmico e, recentemente, finalizaram o revestimento cerâmico externo.
De acordo com o secretário municipal de infraestrutura, Daniel Simões, devido a pandemia os serviços atrasaram, porém não houve paralisação das obras que agora avançam. “Durante o início da pandemia tivemos que reduzir o ritmo, para evitar aglomeração de funcionários já que temos diversas frentes de trabalho ali dentro. Também tivemos contratempos devido à redução no transporte e fornecimento de materiais e outros insumos necessários para o andamento da obra, porém, mesmo assim, a Prefeitura conseguiu avançar e já chegamos a mais de 65% de obra executada, com o compromisso de entregarmos até dezembro de 2021 esse Hospital de grande importância para a população da nossa cidade e região”, explicou Daniel.
As obras no HMI de Santarém estavam paradas desde 2015. Só após articulação política do prefeito Nélio Aguiar junto ao governador do Estado, Helder Barbalho, foram disponibilizados R$ 25 milhões para a retomada dos serviços.
Capacidade de atendimento
Quando for entregue a população serão realizados mais de 600 partos por mês, atendendo Santarém e mais 19 municípios da região. Serão vários setores que cuidarão de mães e de seus bebês, com atendimentos em obstetrícia; parto; puerpério; neonatologia; pediatria; internação hospitalar; urgência/emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diminuindo assim o agravamento dos casos e a mortalidade materna-infantil na região.
Ao todo, serão 128 leitos divididos em setores de enfermaria, isolamento, mãe canguru, UTI adulto, UTI infantil, UTI Neonatal, Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), reabilitação de prematuros e observação pediátrica, em uma área total de 7.400 m².
Para o prefeito Nélio, esse será um importante passo para alavancar o sistema de saúde pública do município. “Logo, logo estaremos entregando esse hospital que será um grande centro de referência, de alta complexidade na área materno-infantil. O atendimento para a mulher e para os recém-nascidos será de alta qualidade. Estamos cumprindo com o compromisso de avançar na saúde do município, garantindo a conclusão de obras como esta do Hospital Materno Infantil. O HMI será um grande passo na otimização da saúde de Santarém e de toda a região do Oeste do Pará", salientou Nélio Aguiar.