3. Saúde
  4. Com estrutura para 128 leitos, obras do Hospital Materno Infantil avançam em mais de 65%
Com estrutura para 128 leitos, obras do Hospital Materno Infantil avançam em mais de 65% Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autora: Dayse Lima

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) já alcançou 65,22% das obras do Hospital Materno Infantil (HMI). Projetado em uma área total de 7.400 m², a unidade terá em sua estrutura o total de 128 leitos.

As obras estão sob a responsabilidade da Seminfra, sendo os trabalhos executados pela empresa vencedora da licitação, a CONTARPP. O investimento total é de R$ 40.785.870,12, recursos provenientes dos governos federal e estadual e contrapartida do município.

Entrada principal

As equipes trabalham, atualmente, na execução de serviços de impermeabilização de estruturas expostas, assentamento de caixilhos e portas, assentamento de piso cerâmico e revestimento cerâmico e, recentemente, finalizaram o revestimento cerâmico externo.

De acordo com o secretário municipal de infraestrutura, Daniel Simões, devido a pandemia os serviços atrasaram, porém não houve paralisação das obras que agora avançam. “Durante o início da pandemia tivemos que reduzir o ritmo, para evitar aglomeração de funcionários já que temos diversas frentes de trabalho ali dentro. Também tivemos contratempos devido à redução no transporte e fornecimento de materiais e outros insumos necessários para o andamento da obra, porém, mesmo assim, a Prefeitura conseguiu avançar e já chegamos a mais de 65% de obra executada, com o compromisso de entregarmos até dezembro de 2021 esse Hospital de grande importância para a população da nossa cidade e região”, explicou Daniel.

Passarela de entrada

As obras no HMI de Santarém estavam paradas desde 2015. Só após articulação política do prefeito Nélio Aguiar junto ao governador do Estado, Helder Barbalho, foram disponibilizados R$ 25 milhões para a retomada dos serviços.

Capacidade de atendimento

Quando for entregue a população serão realizados mais de 600 partos por mês, atendendo Santarém e mais 19 municípios da região. Serão vários setores que cuidarão de mães e de seus bebês, com atendimentos em obstetrícia; parto; puerpério; neonatologia; pediatria; internação hospitalar; urgência/emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diminuindo assim o agravamento dos casos e a mortalidade materna-infantil na região.

Convivência

Ao todo, serão 128 leitos divididos em setores de enfermaria, isolamento, mãe canguru, UTI adulto, UTI infantil, UTI Neonatal, Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), reabilitação de prematuros e observação pediátrica, em uma área total de 7.400 m².

Para o prefeito Nélio, esse será um importante passo para alavancar o sistema de saúde pública do município. “Logo, logo estaremos entregando esse hospital que será um grande centro de referência, de alta complexidade na área materno-infantil. O atendimento para a mulher e para os recém-nascidos será de alta qualidade. Estamos cumprindo com o compromisso de avançar na saúde do município, garantindo a conclusão de obras como esta do Hospital Materno Infantil. O HMI será um grande passo na otimização da saúde de Santarém e de toda a região do Oeste do Pará", salientou Nélio Aguiar.