1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Carnaval 2025: Vigilância Sanitária vai fiscalizar venda de alimentos em Santarém e Alter do Chão
Carnaval 2025: Vigilância Sanitária vai fiscalizar venda de alimentos em Santarém e Alter do Chão Autor: Arquivo - Ascom Semsa

Carnaval 2025: Vigilância Sanitária vai fiscalizar venda de alimentos em Santarém e Alter do Chão

Leandro Sávio Dias
Publicado em - Atualizado
Ação busca coibir irregularidades e promover a conscientização sobre a importância da segurança alimentar durante a folia.

A Vigilância Sanitária de Santarém informou que está se preparando para uma operação de fiscalização durante os dias de carnaval, com o objetivo de garantir que a venda de alimentos esteja em conformidade com as normas sanitárias. Para isso, duas equipes de fiscalização ficarão de plantão, uma em Santarém e outra em Alter do Chão.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Izenildo Pedroso, a ação busca não apenas coibir irregularidades, mas, também, promover a conscientização sobre a importância da segurança alimentar durante a folia.

"Tanto na cidade quanto em Alter do Chão, teremos as equipes vistoriando e verificando rigorosamente essas vendas de lanches e alimentos em geral. As inspeções serão para verificar a procedência, o acondicionamento e a data de validade dos produtos que estarão sendo oferecidos para venda e consumo", afirmou Pedroso.

O coordenador da Vigilância destacou que, antes do carnaval na vila balneária, será realizado um trabalho de orientação para os vendedores. O foco será nas normas de higiene, conservação, armazenamento e preparo dos alimentos. Essa iniciativa visa evitar a necessidade de apreensão e descarte de produtos durante a movimentação do carnaval, garantindo que as exigências de segurança alimentar sejam cumpridas, protegendo a saúde dos foliões. 

Além das inspeções, os fiscais estarão responsáveis por orientar os comerciantes sobre as melhores práticas de manipulação e venda de alimentos e bebidas. A ação busca não apenas coibir irregularidades, mas, também, serve para promover a conscientização sobre a importância da segurança alimentar durante as festividades.

Izenildo Pedroso mencionou que no último evento, que atraiu grande público para Alter do Chão, a festa da Sairé, foram detectadas diversas situações de irregularidades em barracas, como produtos inadequados para consumo, que precisaram ser recolhidos e descartados de imediato. 

"Isso é ruim porque nós precisamos fazer o descarte do que está impróprio pra consumo, na hora, e as pessoas ficam olhando. Claro que causa uma impressão ruim e as pessoas vão deixar de comprar. Por isso, é importante esse trabalho de orientação que vamos levar para os vendedores na vila balneária”, completou o coordenador. 

A Vigilância Sanitária reforça a importância da colaboração de todos os envolvidos, desde os vendedores até os consumidores, para que o carnaval seja celebrado de forma segura e saudável.

Para denúncias, basta entrar em contato com o Núcleo de Vigilância em Saúde (NTVS) pelo número (93) 99123-4906

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.