Com o objetivo de garantir o abastecimento do banco de sangue durante o período do carnaval, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santarém compareceram nesta quarta-feira, 19, ao Hemocentro Regional do Baixo Amazonas para realizar doações voluntárias.
De acordo com o serviço social do Hemocentro, a adesão de instituições e grupos organizados à doação é fundamental para manter os estoques em níveis adequados.
"A participação de instituições como o SAMU é indispensável para que possamos atender às necessidades dos pacientes que dependem de transfusões. Eu sempre digo que é a corrente do bem: todo mundo estendendo as mãos e os doadores estendendo os braços para vim doar vida", destacou a assistente social, Rejane Dias.
Segundo o coordenador do SAMU, enfermeiro Júlio Laurido, 80% da equipe do serviço aderiu à iniciativa, tanto profissionais do plantão, quanto outros que estavam de folga compareceram ao primeiro dia de mobilização para doar.
"Conversei com nossa equipe e convidei para fazermos a nossa parte. Entre os profissionais que vieram, estão técnicos de enfermagem, médicos socorristas, auxiliares administrativos, telefonistas e outros. Alguns deles já eram doadores, mas também os doadores novatos”, afirma o enfermeiro Júlio.
A iniciativa do SAMU reforça a importância da solidariedade e do compromisso social, especialmente em datas críticas como o carnaval, quando o número de acidentes e emergências pode aumentar significativamente, elevando a demanda por sangue nos hospitais da região.
"Nós estamos vendo que o carnaval já está aí e nesse período acontecem muitos acidentes ou situações semelhantes em que aumenta a necessidade de sangue. Nossa missão é salvar vidas, todos os dias, e hoje estamos aqui para ajudar ainda mais a partir desse gesto que é doar sangue”, completou o coordenador do SAMU.
Entre os profissionais que compareceram ao Hemocentro para doar, a técnica em Enfermagem, Zandra Silva Mota, que atua no SAMU há quase um ano, disse que já faz doação há mais de 10 anos e mantém o compromisso de contribuir com o banco de sangue pelo menos uma vez ao ano ou a cada seis meses dependendo da necessidade.
"Comecei a doar sangue depois que uma tia minha precisou e, aí, eu criei um amor por saber que posso ajudar a salvar vidas. A gente nunca sabe como será o dia de amanhã, então todo ano ou a cada seis meses eu faço doação. É um gesto que faz a gente se sentir muito bem”, explicou Zandra.
Com a doação voluntária do SAMU e de outros parceiros, a esperança é que o estoque de sangue do Hemopa esteja preparado para atender às demandas do período carnavalesco, garantindo o suporte necessário aos pacientes que precisam desse recurso vital.
A campanha do carnaval do Hemopa vai até segunda-feira, 03 de março. O Hemocentro Regional do Baixo Amazonas reforça o apelo para que a população também participe da campanha de doação. Para doar, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis), pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto.