1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Caminhada do Afeto encerra Setembro Amarelo em Santarém
Caminhada do Afeto encerra Setembro Amarelo em Santarém Autor: Agência Santarém

Caminhada do Afeto encerra Setembro Amarelo em Santarém

Weldon Luciano
Publicado em - Atualizado
Campanha enfatizou a conscientização as pessoas sobre a prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e com o apoio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) realizou durante o mês 09 a Campanha Setembro Amarelo que contou com atividades que abordaram o tema de prevenção ao suicídio. Na última quinta-feira (30), para marcar o encerramento da programação foi realizada a Caminhada do Afeto com largada da sede do Caps AD III em direção à Praça Tiradentes, no Bairro Aldeia. A programação contou ainda com soltura de balões amarelos e aula de zumba. 

“Nosso objetivo foi conscientizar a população de que todas as vidas importam. Seguimos o tema da campanha “Não basta falar, é preciso agir”, para lembrar que não podemos minimizar o problema do outro, temos que ter um olhar acolhedor e vigilante, pois os sinais de que a pessoa precisa de ajuda podem ser discretos e nosso objetivo foi levar a mensagem de que precisamos estar atentos. A realização da nossa campanha foi muito positiva”, ressaltou Larissa Rocha, coordenadora do CAPS.

Durante todo o mês, diversas ações foram desenvolvidas, incluindo palestras, blitz da saúde, escutas psicológicas especializadas, live e atividades que promoveram o debate sobre saúde mental e garantiram maior conscientização da população para a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio.

Setembro Amarelo

Dedicado à prevenção do suicídio, trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por essas situações e que vidas podem ser salvas com atitudes simples e que falar sobre saúde mental é algo essencial.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.