Em alusão a campanha Agosto Lilás, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), em parceria com o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência - Maria do Pará, realizou na terça-feira, 30, uma roda de conversa com as mães e responsáveis dos pacientes assistidos na unidade. A palestra foi ministrada pela psicóloga Altair Miranda.
O intuito da atividade foi conscientizar e combater a violência contra a mulher. A ação foi coordenada pela assistente social do CAPSi, Vilma Guimarães, que explicou a importância do diálogo com as mães.
“Nós tiramos uma segunda-feira para conversar com as crianças e adolescentes atendidos no CAPSi, e a outra para conversar com os responsáveis. Dessa forma, conseguimos entender de maneira ampla o ambiente familiar. Em alguns atendimentos identificamos que existe violência doméstica, sabemos que isso influencia diretamente no comportamento da criança. Quando isso ocorre encaminhamos para a rede de proteção e defesa da mulher. Então, essas ações com as mães são essenciais", argumentou Vilma.
Luciene Garcia é mãe de um menino assistido no CAPSi. Ela relata como as ações ajudam no tratamento dos filhos. “Essas ações são essenciais, pois nos ajudam, nos fortalecem e nos ensinam como lidar com as crianças. As reuniões me ajudam bastante. E essa ação específica sobre o agosto lilás foi muito proveitosa.”
O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência - Maria do Pará atua prestando acolhimento, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência doméstica. A psicóloga do centro, Altair Miranda, ministrou a palestra sobre os tipos de violência contra a mulher e os canais de denúncia.
“Através dessas ações nós conseguimos levar informações para a sociedade, especialmente para as mulheres, pois elas só vão denunciar e procurar ajuda se elas tiverem ciência dos tipos de violência e dos seus direitos. Muitas mulheres só identificam a violência física, e não entendem a violência verbal e psicológica”, pontuou a psicóloga.
CAPSi
O Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (CAPSi), é uma unidade de saúde que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), localizado na Tv. Silva Jardim,1126, Aparecida. Atende o público infantojuvenil, crianças e adolescentes de 02 a 17 anos, funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Foi implantado no dia 23 de junho de 2022 e possui 483 pacientes cadastrados.
Sobre a campanha
O 'Agosto Lilás' é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A iniciativa tem o intuito de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006, através da conscientização e sensibilização da sociedade sobre o fim da violência contra as mulheres, divulgação dos serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência, assim como dos canais de denúncia existentes.