1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Agosto Lilás: CAPSi promove palestra sobre combate à violência contra mulher
Agosto Lilás: CAPSi promove palestra sobre combate à violência contra mulher Autor: Agência Santarém

Agosto Lilás: CAPSi promove palestra sobre combate à violência contra mulher

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
A ação explicou os tipos de violência contra a mulher e os canais de denúncia.

Em alusão a campanha Agosto Lilás, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), em parceria com o Centro de Referência  Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência - Maria do Pará, realizou na terça-feira, 30, uma roda de conversa com as mães e responsáveis dos pacientes assistidos na unidade. A palestra foi ministrada pela psicóloga Altair Miranda. 

O intuito da atividade foi conscientizar e combater a violência contra a mulher. A ação foi coordenada pela assistente social do CAPSi, Vilma Guimarães, que explicou a importância do diálogo com as mães.

“Nós tiramos uma segunda-feira para conversar com as crianças e adolescentes atendidos no CAPSi, e a outra para conversar com os responsáveis. Dessa forma, conseguimos entender de maneira ampla o ambiente familiar. Em alguns atendimentos identificamos que existe violência doméstica, sabemos que isso influencia diretamente no comportamento da criança. Quando isso ocorre encaminhamos para a rede de proteção e defesa da mulher. Então, essas ações com as mães são essenciais", argumentou Vilma. 

 

Luciene aproveitou as orientações da palestra 


Luciene Garcia é mãe de um menino assistido no CAPSi. Ela relata como as ações ajudam no tratamento dos filhos. “Essas ações são essenciais, pois nos ajudam, nos fortalecem e nos ensinam como lidar com as crianças. As reuniões me ajudam bastante. E essa ação específica sobre o agosto lilás foi muito proveitosa.”

O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência - Maria do Pará atua prestando acolhimento, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência doméstica. A psicóloga do centro, Altair Miranda, ministrou a palestra sobre os tipos de violência contra a mulher e os canais de denúncia. 

Psicóloga Altair Miranda informou sobre os tipos de violência 

“Através dessas ações nós conseguimos levar informações para a sociedade, especialmente para as mulheres, pois elas só vão denunciar e procurar ajuda se elas tiverem ciência dos tipos de violência e dos seus direitos. Muitas mulheres só identificam a violência física, e não entendem a violência verbal e psicológica”, pontuou a psicóloga.  

CAPSi

O Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (CAPSi), é uma unidade de saúde que compõe a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), localizado na Tv. Silva Jardim,1126, Aparecida. Atende o público infantojuvenil, crianças e adolescentes de 02 a 17 anos, funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Foi implantado no dia 23 de junho de 2022 e possui 483 pacientes cadastrados. 

Sobre a campanha

O 'Agosto Lilás' é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A iniciativa tem o intuito de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006, através da conscientização e sensibilização da sociedade sobre o fim da violência contra as mulheres, divulgação dos serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência, assim como dos canais de denúncia existentes.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.