1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Abaré I realiza Jornada Odontológica Infantil a 44 comunidades do Rio Tapajós
Abaré I realiza Jornada Odontológica Infantil a 44 comunidades do Rio Tapajós Autor: Agência Santarém

Abaré I realiza Jornada Odontológica Infantil a 44 comunidades do Rio Tapajós

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Ação prevê o atendimento de 900 crianças de 4 a 12 anos de idade

A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Abaré I está em missão pelo Rio Tapajós levando novos sorrisos às crianças ribeirinhas de 44 comunidades através da I Jornada Odontológica Infantil. A ação será desenvolvida durante 10 dias e é fruto de parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o projeto Semear Sorrisos.

A previsão é atender, em média, 900 crianças de 4 a 12 anos de idade. Dentre os serviços odontológicos ofertados estão: restauração, limpezas, tratamentos de canais, aplicação de flúor, entrega de kits de higiene bucal e palestras educativas. 

A moradora da comunidade Maripá, Rafaela Colares, levou a filha para ser atendida no Abaré. Ela relata a importância da jornada para a saúde bucal das crianças. 

Filha de Rafaela recebendo atendimentos 

“Eu estou sempre informada das ações que são realizadas na comunidade. Quando soube que iria ter a jornada já me programei para trazer minha filha que estava com dor de dente. É muito bom quando ocorrem essas ações, pois a gente recebe os serviços sem precisar ir na cidade e gastar com transporte e alimentação. Então, quando eles vêm até nós é muito bom, sempre somos bem atendidos pelos profissionais do Abaré”, agradeceu Rafaela.

A fundadora do Projeto Semear Sorrisos, Maria de Fátima G. Nakazato, explica o objetivo do projeto e como está montada a equipe odontológica que está atendendo na jornada. 

Maria Nakazato durante atendimento a criança 

“Essa é a nossa segunda missão em Santarém, estamos com uma equipe de 25 profissionais e 9 dentistas odontopediatras, todos voluntários, são de um modo geral especialistas no que fazem, inclusive com professores de faculdade do Rio de Janeiro, além de estudantes no mestrado e estudantes da graduação do Iespes que têm nos auxiliado”, informou Maria Nakazato.

À esquerda Carlos Daidi Nakazato, um dos fundadores do projeto, junto com dentista voluntária e o coordenador de saúde bucal Jeymenson Coelho

Para o coordenador de saúde bucal da Semsa, Jeymenson Coelho, esse é um momento de muita alegria. “Fazemos parte de uma gestão que através de parcerias fortalece o atendimento à população. O apoio da Ufopa e do projeto Semear Sorrisos é muito importante para essa jornada ser possível. Então, deixo aqui a minha gratidão. Serão 10 dias de jornada, é muito gratificante ver os frutos dessa parceria que visa levar saúde bucal de qualidade para população ribeirinha que necessita de um olhar mais presente”.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.