1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Santarém 365 anos
  4. Usina da Paz é entregue em Santarém e amplia acesso da população a serviços gratuitos de cidadania
Usina da Paz é entregue em Santarém e amplia acesso da população a serviços gratuitos de cidadania Autor: João Paulino/ CCOM

Usina da Paz é entregue em Santarém e amplia acesso da população a serviços gratuitos de cidadania

Neysle Magalhães
Publicado em - Atualizado
Novo complexo do Governo do Estado, inaugurado durante as comemorações pelos 365 anos de Santarém, conta com apoio da Prefeitura e oferece mais de 70 serviços nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e qualificação profissional.

A manhã desta terça-feira (23) marcou um momento histórico para Santarém com a entrega oficial da Usina da Paz (Usipaz), o maior complexo do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) na região do Baixo Amazonas. A cerimônia reuniu autoridades estaduais e municipais, além de moradores que celebraram a chegada de um espaço voltado à promoção da cidadania, inclusão social e geração de oportunidades.

A Prefeitura de Santarém participou da solenidade de inauguração do equipamento público, que passa a oferecer gratuitamente mais de 70 serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação, cultura, esporte e qualificação profissional, beneficiando não apenas a população santarena, mas também moradores de municípios vizinhos.

A dançarina do Carimbó Regional Tapajós, Ana Heloísa, de 20 anos, acredita que a Usina da Paz abrirá novas portas para os artistas locais.

“Esse espaço representa uma oportunidade muito importante para quem vive da cultura. Além de poder receber apresentações de grupos como o nosso, também oferece cursos e atividades que podem contribuir para a qualificação de muitos jovens e artistas da região.”

Moradora do bairro, Márcia Pereira da Rocha, auxiliar veterinária, destacou a importância social do novo equipamento para as famílias.

“Primeiramente, agradecemos a Deus por esse espaço existir. É muito gratificante para quem mora aqui receber um benefício como esse. Tenho certeza de que muitas crianças e adolescentes serão atendidos pelos projetos desenvolvidos na Usina da Paz, oferecendo mais oportunidades e um ambiente seguro para crescer e aprender.”

Representando o Movimento das Mulheres em Ação do Bairro do Juá, Bernadette Santos ressaltou que a chegada da Usipaz atende a uma demanda antiga da comunidade.

“Esse espaço traz um benefício enorme para o nosso bairro e para toda a região. Antes precisávamos nos deslocar até o centro da cidade para buscar muitos serviços; agora teremos esse acesso mais perto de casa. É uma conquista construída com o esforço da comunidade e dos movimentos sociais, especialmente das mulheres que lutaram por esse momento.”

O motorista aposentado José Carlos Oliveira, morador da região, também comemorou a inauguração.

“Vejo a Usina da Paz como um investimento no futuro das nossas famílias. Aqui teremos cursos, atividades esportivas e atendimentos que podem mudar a vida de muita gente, principalmente dos jovens que precisam de oportunidades.”

Durante a entrega, a governadora Hana Ghassan destacou que a expansão das Usinas da Paz fortalece a política estadual de inclusão social.

“Estamos entregando um espaço pensado para acolher as pessoas, ampliar o acesso aos serviços públicos e criar oportunidades por meio da educação, da cultura, do esporte e da qualificação profissional. Santarém recebe um equipamento moderno que atenderá toda a região do Baixo Amazonas.”

O prefeito de Santarém ressaltou a importância da parceria entre os entes públicos para fortalecer as políticas sociais no município.

“A entrega da Usina da Paz representa um avanço significativo para Santarém. A integração entre Estado e Município amplia o alcance das ações voltadas à população e oferece mais oportunidades para crianças, jovens e adultos desenvolverem seus talentos, conquistarem qualificação e melhorarem sua qualidade de vida.”

Com a inauguração, Santarém passa a contar com a 32ª Usina da Paz do Pará. Integrada ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), a unidade reúne em um único espaço serviços de atendimento médico e odontológico, emissão de documentos, cursos profissionalizantes, robótica, dança, música, atividades esportivas, inclusão digital e diversas ações voltadas ao fortalecimento da cidadania e à prevenção da violência.

A entrega do complexo também integra a programação comemorativa pelos 365 anos de fundação de Santarém, consolidando um novo espaço de convivência, desenvolvimento social e oportunidades para toda a população do oeste paraense.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.