1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Santarém 365 anos
  4. Missa Mocoronga reúne fiéis e autoridades na celebração dos 365 anos de Santarém
Missa Mocoronga reúne fiéis e autoridades na celebração dos 365 anos de Santarém Autor: Ronaldo Ferreira/ CCOM

Missa Mocoronga reúne fiéis e autoridades na celebração dos 365 anos de Santarém

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Celebração tradicional na Catedral Metropolitana uniu fé, cultura e identidade santarena, encerrando com o canto dos parabéns e a distribuição do bolo comemorativo.

Santarém celebrou, na manhã desta segunda-feira (22), seus 365 anos de fundação com a tradicional Missa Mocoronga, realizada na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição. A cerimônia reuniu fiéis, autoridades civis e religiosas em um momento de fé, gratidão e valorização da cultura local.

Presidida pelo arcebispo Dom Irineu Roman, a celebração contou com a participação da Orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca e destacou elementos que fazem da Missa Mocoronga uma manifestação singular da religiosidade santarena, unindo a liturgia católica às tradições culturais da região.

De acordo com o padre Sidney Canto, a celebração remete à primeira missa realizada em Santarém pelo missionário jesuíta padre João Felipe Bettendorff, personagem importante na formação histórica do município. Segundo ele, a liturgia possui composições próprias inspiradas em obras de compositores locais.

“A letra foi escrita pelo poeta M. Bermegui e as músicas são do maestro Wilson Fonseca, com adaptações de composições do maestro José Agostinho da Fonseca. É uma missa cantada, com melodias que fazem parte da memória musical da cidade”, destacou.

O sacerdote também lembrou que a primeira edição da Missa Mocoronga foi presidida por Dom Tiago Ryan, consolidando-se como uma das mais importantes expressões religiosas e culturais de Santarém.

Durante a homilia, Dom Irineu Roman ressaltou o significado do aniversário do município e afirmou que esta foi a sétima Missa Mocoronga que presidiu desde que assumiu a Arquidiocese de Santarém.

“É um dia de agradecer a Deus pela história de Santarém e por todos que constroem essa cidade todos os dias”, afirmou o arcebispo.

Entre os participantes, a fiel Lurdes Maria destacou o sentimento de união proporcionado pela celebração. “É um momento de agradecer e pedir bênçãos para Santarém. A cidade está sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição”, disse.

O prefeito José Maria Tapajós também acompanhou a cerimônia e enfatizou o clima de comemoração pelos 365 anos da cidade, marcado pela ampla participação popular ao longo da programação festiva.

Um dos momentos mais simbólicos da missa foi o ofertório, quando representantes da agricultura familiar levaram ao altar produtos cultivados na região, evidenciando a importância do setor para a economia, a cultura e a identidade santarena.

Após a celebração religiosa, a programação seguiu em frente à Catedral Metropolitana, onde a população participou do tradicional canto dos parabéns e da distribuição do bolo comemorativo em homenagem aos 365 anos de Santarém.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.