Santarém celebrou, na manhã desta segunda-feira (22), seus 365 anos de fundação com a tradicional Missa Mocoronga, realizada na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição. A cerimônia reuniu fiéis, autoridades civis e religiosas em um momento de fé, gratidão e valorização da cultura local.

Presidida pelo arcebispo Dom Irineu Roman, a celebração contou com a participação da Orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca e destacou elementos que fazem da Missa Mocoronga uma manifestação singular da religiosidade santarena, unindo a liturgia católica às tradições culturais da região.


De acordo com o padre Sidney Canto, a celebração remete à primeira missa realizada em Santarém pelo missionário jesuíta padre João Felipe Bettendorff, personagem importante na formação histórica do município. Segundo ele, a liturgia possui composições próprias inspiradas em obras de compositores locais.
“A letra foi escrita pelo poeta M. Bermegui e as músicas são do maestro Wilson Fonseca, com adaptações de composições do maestro José Agostinho da Fonseca. É uma missa cantada, com melodias que fazem parte da memória musical da cidade”, destacou.
O sacerdote também lembrou que a primeira edição da Missa Mocoronga foi presidida por Dom Tiago Ryan, consolidando-se como uma das mais importantes expressões religiosas e culturais de Santarém.
Durante a homilia, Dom Irineu Roman ressaltou o significado do aniversário do município e afirmou que esta foi a sétima Missa Mocoronga que presidiu desde que assumiu a Arquidiocese de Santarém.
“É um dia de agradecer a Deus pela história de Santarém e por todos que constroem essa cidade todos os dias”, afirmou o arcebispo.


Entre os participantes, a fiel Lurdes Maria destacou o sentimento de união proporcionado pela celebração. “É um momento de agradecer e pedir bênçãos para Santarém. A cidade está sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição”, disse.

O prefeito José Maria Tapajós também acompanhou a cerimônia e enfatizou o clima de comemoração pelos 365 anos da cidade, marcado pela ampla participação popular ao longo da programação festiva.
Um dos momentos mais simbólicos da missa foi o ofertório, quando representantes da agricultura familiar levaram ao altar produtos cultivados na região, evidenciando a importância do setor para a economia, a cultura e a identidade santarena.
Após a celebração religiosa, a programação seguiu em frente à Catedral Metropolitana, onde a população participou do tradicional canto dos parabéns e da distribuição do bolo comemorativo em homenagem aos 365 anos de Santarém.









Autor:
Ronaldo Ferreira/ CCOM