A orla de Santarém foi tomada pela música, emoção e celebração na noite desta segunda-feira (22), durante mais uma edição do Canta Santarém. Integrando a programação oficial dos 365 anos do município, o evento reuniu mais de 700 pessoas e prestou homenagem à produção musical santarena por meio de apresentações de artistas locais que marcaram a história e a identidade cultural da região.
Promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o espetáculo reuniu intérpretes de diferentes gerações em um repertório dedicado a compositores e canções que fazem parte da memória afetiva dos santarenos. O público acompanhou apresentações que exaltaram a cultura amazônica, os rios, as tradições e os talentos da terra.
"Preparamos uma programação especial à altura dos 365 anos de Santarém, transformando a orla em um grande palco de valorização da nossa arte e dos artistas que contribuem diariamente para fortalecer a identidade cultural do município. O Canta Santarém celebra a nossa música, a nossa história e o talento de quem ajuda a construir essa trajetória”, ressaltou Priscila Castro, secretária municipal de Cultura.

O espetáculo teve início com a música-tema de Santarém, interpretada por todos os cantores da programação. Ao longo da noite, o público acompanhou apresentações de mais de 20 cantores, que juntos levaram um repertório com clássicos da música regional e homenagens a compositores como Wilson Fonseca, Beto Paixão, Wander de Andrade, Walmir Pacheco, César Brasil e outros nomes que ajudaram a construir a trajetória musical de Santarém.
“Todos os anos é uma emoção muito grande participar do Canta Santarém. Já faço parte dessa história há bastante tempo e ver a orla cheia, com tantas pessoas prestigiando a nossa música, aquece o coração de todos nós, artistas. São canções muito queridas da nossa terra e o público participa, canta junto e compartilha esse sentimento conosco. Foi uma noite linda”, destacou Ádria Góes, artista santarena.
Os cantores Júlio Tapará e Gonzaga Blantez interpretaram Navio Gaiola, composição de Sebastião Tapajós e Antônio Carlos Maranhão, em uma homenagem ao legado do violonista santareno Sebastião Tapajós.
“Estou muito feliz por participar desta edição do Canta Santarém e homenagear Sebastião Tapajós, que foi uma grande referência e mentor para muitos de nós. Ver o público presente, acompanhando cada apresentação e valorizando a nossa música, tornou esse momento ainda mais especial”, destacou Júlio Tapará.
Para Gonzaga Blantez, a homenagem representou também uma celebração da riqueza cultural da Amazônia.
“Colocamos muita dedicação e energia nessa homenagem à música amazônica. Foi muito especial participar desse grande encontro entre artistas e público, celebrando a nossa cultura e as nossas raízes. Ver tantas pessoas reunidas para prestigiar a música santarena tornou a noite ainda mais emocionante”, ressaltou.
Entre as atrações da noite, Marcos Abraão representou a nova geração de artistas santarenos que vêm se dedicando à valorização da identidade cultural e musical da região. Ao subir ao palco do Canta Santarém, o cantor destacou a emoção de participar de um evento que acompanhava como espectador anos atrás.
“Quando cheguei e vi o público, lembrei que, há alguns anos, eu estava desse mesmo lado, assistindo às apresentações. O Canta Santarém sempre reuniu artistas muito potentes, que são grandes inspirações para mim. O coração acelera, dá aquele nervosismo, mas é uma honra estar entre esses artistas e carregar essa responsabilidade. Só tenho gratidão por viver esse momento”, destacou Marcos Abraão.

Encerrando a programação, o cantor Silvan Galvão subiu ao palco para um show especial, celebrando junto ao público os 365 anos da Pérola do Tapajós. Com um repertório marcado por músicas regionais e sucessos conhecidos do público, o artista animou a orla e encerrou a noite em clima de festa.
“Tocar no aniversário de Santarém foi muito especial, ainda mais porque e estava com a minha banda completa. Tive a oportunidade de mostrar e registrar esse encontro, celebrando essa data tão importante e fortalecendo o nosso amor que temos por esta terra”, destacou Silvan Galvão.
Autor:
Caio Lobato/CCOM