A Prefeitura de Santarém entregou, nesta sexta-feira (26), a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dom Anselmo Pietrulla, localizada no bairro Diamantino. Com investimento de R$ 2.204.816,12, a nova estrutura representa mais um importante avanço da gestão municipal na valorização da educação pública, garantindo um ambiente moderno, seguro, acessível e adequado ao desenvolvimento das atividades pedagógicas.
Fundada em 1989, a unidade passou por diferentes denominações ao longo de sua história. Em 1990, tornou-se Escola Municipal Aluízio Lopes Martins; em 1991, recebeu o nome de Escola Municipal Ecila Nobre dos Santos; e, desde 1992, é denominada Escola Municipal Dom Anselmo Pietrulla.


Em 2004, a escola recebeu seu primeiro prédio em alvenaria, com seis salas de aula, diretoria, secretaria, sala dos professores, arquivo, copa, despensa, depósito, refeitório e banheiros. Agora, após a reforma e ampliação, passa a contar com uma estrutura ainda mais completa, composta por cinco salas de aula, secretaria, diretoria, sala dos professores, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de informática, cozinha, depósitos e banheiros, todos os ambientes climatizados e planejados para oferecer mais conforto e qualidade aos estudantes e profissionais da educação.

Desde 2025, a escola é dirigida pela pedagoga Joelma de Fátima Marinato, que destacou a importância da obra para toda a comunidade escolar.
"Obrigada por investirem na educação, obrigada por vocês terem o discernimento de investir no futuro. Agradeço em nome de todos os servidores e dos nossos alunos. Passamos por muitos momentos difíceis, mas vencemos", afirmou.
A solenidade de inauguração reuniu autoridades municipais, entre elas os vereadores Erasmo Maia e Alberto Portela, o deputado federal Henderson Pinto, o secretário municipal de Educação, Nilton Araujo, além de servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professores, alunos e moradores da comunidade.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Educação ressaltou que a nova escola representa mais dignidade para estudantes e profissionais.
"Hoje nós entregamos à comunidade uma escola digna, acolhedora e adequada. Cada espaço pertence a todos vocês e deve ser preservado com zelo e respeito. Que essa escola seja um lugar de muito aprendizado e felicidade. A educação é tudo, não se esqueçam disso", enfatizou Nilton Araujo.

O prefeito José Maria Tapajós destacou que os investimentos em infraestrutura educacional continuarão sendo uma das prioridades da gestão.
"Tem obras acontecendo e vão vir ainda mais por aí. Nossos investimentos em educação vão continuar. Esse ambiente está todo climatizado, e é uma felicidade imensa entregar uma obra dessa, bonita e de qualidade. De 2025 pra cá já entregamos 58 obras para a Educação, foram quase R$ 100 milhões em investimentos. Isso é prova do nosso respeito pelas crianças e pelos educadores. Educação é prioridade e tem poder transformador", ressaltou o prefeito.

A entrega da Escola Dom Anselmo Pietrulla reforça o compromisso da Prefeitura de Santarém com a ampliação dos investimentos na infraestrutura da rede municipal de ensino, promovendo ambientes cada vez mais adequados para o processo de aprendizagem e fortalecendo a oferta de uma educação pública de qualidade em todas as regiões do município.
Autor:
Rony Aires/ CCOM